Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Valério, Kátia Modesto | - |
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Armando de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Aline Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9988 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770902 | - |
Descrição: dc.description | Consideramos que o principal objetivo do ensino de uma língua é proporcionar ao aprendiz a competência comunicativa e a consciência linguística que lhe permita agir e reagir da forma mais confortável possível nas diversas situações de fala. Contudo, relatos de brasileiros que estudaram Línguas Estrangeiras (LE) em território nacional e depois viveram no exterior mostram que, ao entrarem em contato com pessoas de outras nacionalidades, eles se deparam com formas linguísticas e hábitos sociais que não lhes foram apresentados nas aulas de LE, o que pode ocasionar o choque cultural. A análise desses relatos de viagens internacionais, divulgados por brasileiros em blogs, revelou que as dificuldades de comunicação em LE se devem, principalmente, ao desconhecimento de certas variedades linguísticas e, a partir desse estudo, refletimos sobre o uso da Internet como um ambiente de inserção em espaços culturais diversos, as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) como ferramentas pedagógicas e os documentos audiovisuais online como recursos favoráveis à ampliação da consciência linguística intercultural no ensino de LE. Além disso, como professores do Ensino Básico, julgamos conveniente trabalhar com materiais que aproximem os jovens brasileiros e os jovens estrangeiros, por isso, acreditamos que os vídeos dos youtubers podem ser atrativos para os alunos, tendo em vista que eles abordam temas de interesse do público-alvo, além de serem documentos audiovisuais que mostram variadas ocorrências linguísticas e culturais dos povos do mundo. Nosso trabalho tem como principais suportes teórico-metodológicos as concepções de interculturalidade e competências linguísticas em De Carlo (1998), Byram et al (2002), Blanchet (2007), Beacco (2007) e Puren (2012, 2014) e choque cultural em Oberg (1954, 1960), Fraga (1999) e Choueiri (2008), além das questões que envolvem o ensino de línguas com mídias digitais em Melo & Tosta (2008) e Araújo & Leffa (2016). Assim, pretendemos discutir as condições que podem levar os aprendizes a atuarem com mais segurança nas situações reais de comunicação em LE, colaborando para a reflexão dos docentes, no sentido de valorizar as semelhanças e diferenças culturais e as variadas formas de expressão linguística existentes, propondo a exploração de documentos multimídia nas aulas | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | We believe that the main objective of teaching a language is to develop learns’ communicative competence and linguistic awareness that will allow then to interact in the most comfortable way possible in several speech situations. However, reports of Brazilians who studied foreign languages (FL) in national territory and then lived abroad show that, when they meet people of other nationalities, they encounter linguistic forms and social habits that when not presented to them in the language classes, probably causing cultural shock. The analysis of these international travel reports, published in blogs’ Brazilians, revealed communication difficulties in FL, due mainly to the linguistic varieties knowledge and, from this study, we reflect on the use of the Internet as a means to circulate in diverse cultural spaces, New Information and Communication Technologies (NICTs) as tools that are increasingly accessible to students and teachers and online audiovisual documents as favorable resources to promote an expansion in the intercultural linguistic awareness in teaching. Therefore, our work deals with the search for a more efficient learning process, focusing on FL intercultural contact. As Elementary school teachers, same to be able to closer to youngness firm and other cultural backgrounds. YouTubers videos can be interesting to students, they address topics of interest of the target audience, besides being audiovisual documents that present varied linguistic and cultural occurrences. Our work has as main theoretical and methodological supports the concepts of interculturality and linguistic competence in De Carlo (1998), Byram et al (2002), Blanchet (2007), Beacco (2007) and Puren (2012, 2014) and cultural Shock in Oberg (1954, 1960) , Fraga (1999) and Choueiri (2008), in addition to issues involving language teaching with digital media in Melo & Tosta (2008) and Araújo & Leffa (2016). Thus, we intend to discuss the conditions that can lead the learns to act more conditionality in the real communicative situations in foreign languages, contributing to teachers’ reflective processes, in the sense of valuing contacts cultural differences and similarities and the varied existing forms of expressions, by proposing use of multimedia documents in class | - |
Descrição: dc.description | 115 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contato Intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas estrangeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communicative competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foreign languages | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural contact | - |
Palavras-chave: dc.subject | New technologies. | - |
Título: dc.title | O uso das novas tecnologias para a promoção do contato intercultural em línguas estrangeiras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: