Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorThielmann, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Andre-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Lucas Gama-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770894-
Descrição: dc.descriptionO estudo tem por objetivo compreender se a Cultura Organizacional da Companhia Siderúrgica Nacional, maior complexo siderurgico da América Latina, influencia no seu desempenho no mercado. Entender quais são as características culturais presentes nessa organização que permitem que hoje ela seja um exemplo de gestão estratégica em custo sendo que outrora foi uma estatal que devido a sua pouca rentabilidade e incapacidade do poder público de gestão foi privatizada. Para essa compreensão expor-se-á sobre Cultura Organizacional, Estratégia e Vantagem Competitiva, na intenção de demonstrar que cultura e estratégia se influenciam mutuamente na tentativa de gerar vantagem competitiva para organização. Para caracterizar a cultura da organização foi utilizado o IMEFACO (Inventário para Medida de Fatores da Cultura Organizacional) elaborado pelo estudioso de cultura de empresas Hofstede (1984). O questionário foi aplicado a 75 colaboradores da organização, ele é dividido em duas partes, a primeira é a de identificação do colaborador e da empresa que permitiu concluir que a empresa não oferece muitas oportunidades de crescimento. A segunda parte consiste em itens da ferramenta IMEFACO (Inventario para Medida dos Fatores da Cultura Organizacional), que obteve bons índices de Cultura Organizacional quando comparados com índices brasileiros, o que nos permite compreender que seu bom desempenho em rentabilidade perante a indústria siderúrgica é subsidiado por uma cultura forte, ou seja, existe sim relação de causalidade entre a estratégia, cultura organizacional e desempenho da organização-
Descrição: dc.descriptionThe study aims to comprehend if the organizational culture of Companhia Siderúrgica Nacional, the largest siderurgic complex in Latin America, influences on your market perfonnance. To understand which are the cultural characteristics present in this organization that allow it to be today an example of cost strategy management being that yore it was a state-owned that due to its low profitability and inability of public management has been privatized. For this comprehension it will be exposed about Organizational Culture, Strategy and Competitive Advantage, in intent of to demonstrate that culture and strategy influence each other mutually in an attempt to generate competitive advantage for the organization. To characterize the culture of the organization was used IMEFACO (Inventory for Measurement of Organizational Culture Factors) developed by the studious of business culture Hofstede (1984). The questionnaire was applied to 75 employees of the organization, it is divided into two parts, the first is the identification of the employee and the company that allowed concluding that the company does not offer many growth opportunities. The second part consists of IMEFACO (Inventory for Measurement of Organizational Culture Factors) tool's items that obtained good leveIs of organizational culture when compared with Brazilian indexes, which allows us to comprehend that your good perfonnance in profitability before the steel industry is subsidized by a strong culture, in other words, yes, there is causal relationship between the strategy, organizational culture and organizational performance-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria siderúrgica-
Palavras-chave: dc.subjectCompanhia Siderúrgica Nacional (Brasil)-
Título: dc.titleCultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.