Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Knauss, Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/118 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770891 | - |
Descrição: dc.description | Este texto tem como ponto de partida a idéia de que há um laço a ser fortalecido entre a história da imagem e a história da arte para definir historicamente o conceito de arte. Esse laço pode ser situado no debate intelectual contemporâneo a partir de duas abordagens. Uma primeira, que afirma a imagem como objeto de um campo disciplinar particular, que demarca uma abordagem anglo-saxã; e uma segunda, caracterizada como abordagem germânica, trata a imagem como problema central para definir o campo disciplinar da história da arte. Assim, o interesse renovado pelos estudos da imagem e da arte envolve diferentes visões com conseqüências para a sua definição disciplinar dos estudos. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90 - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, Porto Alegre, v. 15, n. 18, p.151-168, dez. 2008. | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual | - |
Título: dc.title | Aproximações disciplinares: história, arte e imagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: