Ensinar programação é ensinar a pensar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Simone de Lima-
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.creatorLouzada, Eunice das Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770879-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho é apresentado um levantamento da literatura mostrando a importância do ensino de raciocínio computacional aos alunos desde as séries iniciais. O texto relata como o ensino de programação pode nortear o desenvolvimento cognitivo do educando. Relata as habilidades que os alunos apresentarão através do aprendizado, e as formas que o professor, como mediador desse conhecimento, pode trabalhar conceitos de programação em sala de aula. A escola como um instrumento de aprendizado deverá propor e incentivar ao docente a capacitação para que o professor possa estar se atualizando. Um levantamento de projetos e softwares desenvolvidos com o intuito de ajudar tanto o educador quanto o discente a aprender programação é apresentado-
Descrição: dc.descriptionIn this paper, a literature survey is presented that shows the importance of teaching computational thinking to students since the initial grades. The text reports how teaching programming can guide the cognitive development of the students. It describes the skills that students will acquire through programming learning, and the ways that the teacher, as mediator of that knowledge, can work programming concepts in classroom. The school as a learning tool should propose and encourage the teacher to be up to date with the new computational thinking concepts. A survey of projects and software developed to help both the educator and the student to learn programming languages is presented-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio computacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de programação-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos-
Palavras-chave: dc.subjectSoftwares-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de informática-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectComputacional thinking-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching programming-
Palavras-chave: dc.subjectProjects-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Título: dc.titleEnsinar programação é ensinar a pensar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.