Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Simone de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Salgado, Luciana Cardoso de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Louzada, Eunice das Neves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770879 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho é apresentado um levantamento da literatura mostrando a importância do ensino de raciocínio computacional aos alunos desde as séries iniciais. O texto relata como o ensino de programação pode nortear o desenvolvimento cognitivo do educando. Relata as habilidades que os alunos apresentarão através do aprendizado, e as formas que o professor, como mediador desse conhecimento, pode trabalhar conceitos de programação em sala de aula. A escola como um instrumento de aprendizado deverá propor e incentivar ao docente a capacitação para que o professor possa estar se atualizando. Um levantamento de projetos e softwares desenvolvidos com o intuito de ajudar tanto o educador quanto o discente a aprender programação é apresentado | - |
Descrição: dc.description | In this paper, a literature survey is presented that shows the importance of teaching computational thinking to students since the initial grades. The text reports how teaching programming can guide the cognitive development of the students. It describes the skills that students will acquire through programming learning, and the ways that the teacher, as mediator of that knowledge, can work programming concepts in classroom. The school as a learning tool should propose and encourage the teacher to be up to date with the new computational thinking concepts. A survey of projects and software developed to help both the educator and the student to learn programming languages is presented | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio computacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de programação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Softwares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computacional thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Título: dc.title | Ensinar programação é ensinar a pensar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: