Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salles, José Luís Jobim de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Maria Elizabeth Chaves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Paulo César Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Amanda do Nascimento dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12711 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770875 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho objetiva analisar os romances Dois Rios (2011), de Tatiana Salem Levy, e Dois Irmãos (2000), de Milton Hatoum, tendo como categoria analítica o narrador, com o intuito de contribuir junto aos estudos sobre a ficção brasileira contemporânea, de modo geral, e em particular às investigações acerca do tempo em ambas as narrativas, considerando suas aproximações e distanciamentos, tanto na forma da escrita do texto quanto em seus conteúdos e significados, analisando elementos internos das obras. Para a análise específica dos narradores, temos como aporte teórico RICOEUR (1994, 1995, 1997) Tempo e Narrativa Tomos I, II e III, a reflexão crítica acerca do sentido de um texto e suas relações, bem como GENETTE (1979), Discurso da Narrativa, para melhor observarmos a estruturação das narrativas. No que diz respeito ao tratamento dado às relações entre Narrativa, tempo e espaço, tomamos como fundamentação o método crítico de RICOEUR (1994; 1995), em Tempo e Narrativa Tomos I e II, e também a perspectiva teórica de HEIDEGGER (2012), em Ser e Tempo. Complementarmente também contaremos com a perspectiva teórica de ISER (1979) em A Interação do texto com o leitor. Assim, o método adotado para a análise de Dois Rios, Dois Irmãos, e posteriormente o contraponto entre ambos, considera que “O momento em que a literatura atinge sua eficiência mais alta talvez seja aquele em que ela põe o leitor na situação de receber uma solução para a qual ele tem de encontrar as questões apropriadas, aquelas que constituem o problema estético e moral colocado pela obra.” (RICOEUR, 1997 p. 295) Dessa forma, buscaremos desenvolver as questões que surgem a partir da leitura de ambos os romances, pelo viés estético e moral apresentado nas mesmas | - |
Descrição: dc.description | The present work aims at analyzing the novels Dois Rios (2011) by Tatiana Salem Levy and Dois Irmãos (2000) by Milton Hatoum, with the narrator as an analytical category, with the aim of contributing to the studies on contemporary Brazilian fiction, in general, and in particular to the investigations of time in both narratives, considering their approximations and distances, both in the form of the writing of the text and in its contents and meanings, analyzing internal elements of the works. For the specific analysis of the narrators, we have as theoretical contribution RICOEUR (1994, 1995, 1997) Time and Narrative Volume I, II and III, the critical reflection about the meaning of a text and its relations, as well as GENETTE (1979) Narrative Discourse, to better observe the structuring of the narratives. As regards the treatment of relations between Narrative, time and space, we take as basis the critical method of RICOEUR (1994, 1995), in Time and Narrative Volume I and II, and also the theoretical perspective of Heidegger (2012), in Being and Time. In addition, we will also have the theoretical perspective of ISER (1979) in The Interaction of the text with the reader. Thus, the method adopted for the analysis of Dois Rios, Dois Irmãos, and later the counterpoint between both, considers that "The moment in which the literature reaches its highest efficiency may be the one in which it puts the reader in a position to receive a a solution to which he has to find the appropriate questions, those which constitute the aesthetic and moral problem posed by the work" (RICOEUR, 1997 p. 295). In this way, we will seek to develop the questions that arise from the reading of both novels, by the aesthetic and moral bias presented in them | - |
Descrição: dc.description | 68f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narradores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporary brazilian literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storytellers | - |
Título: dc.title | Caleidoscópio de vozes: narradores e narrativas em Dois Rios e Dois Irmãos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: