A importância da documentação pedagógica na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorXavier, Gelta Terezinha Ramos-
Autor(es): dc.creatorVisconti, Juliana Moledo Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15463-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770864-
Descrição: dc.descriptionO trabalho monográfico aqui apresentado pretendeu abarcar estudos teórico-práticos sobre a documentação pedagógica na educação infantil, abordando questões conceituais e as diferentes possibilidades de registros de experiências e de práticas no cotidiano educativo. A experiência de documentação de um projeto que foi desenvolvido com um grupo de crianças com a faixa etária entre três e quatro anos, no qual a autora atuava como estagiária, ofereceu os dados para o estudo, permitindo discutir a validade e as implicações do exercício do registro para a prática docente. Destacando a importância dessa ferramenta para a qualidade da educação infantil, compreendendo que ela permite o conhecimento das crianças, a reflexão sobre a prática docente e a comunicação com as famílias, o estudo reforça a necessidade de uma postura de observação, que respeita o modo de ser, fazer e pensar, dos professores e das crianças-
Descrição: dc.descriptionThe monographic work presented here intended to encompass theoretical and practical studies on pedagogical documentation in early childhood education, addressing conceptual issues and the different possibilities of records of experiences and practices in daily life educational. The experience of documentation of a project that was developed with a group of children aged between three and four years, in which the author acted as an intern, offered the data for the study, allowing to discuss the validity and implications of the exercise record for teaching practice. Highlighting the importance of this tool for the quality of early childhood education, understanding that it allows children's knowledge, reflection on teaching practice and communication with families, the study reinforces the need for a posture of observation, which respects the way of being, doing and thinking, teachers and children-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectRegistro do cotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEscuta-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEscuta-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical documentation-
Palavras-chave: dc.subjectRecord of everyday life-
Palavras-chave: dc.subjectListen-
Título: dc.titleA importância da documentação pedagógica na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.