Proposta de sequência didática a partir de um estudo das concepções dos alunos sobre o tema consumo e sustentabilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAguiar, Joana Guilares-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.creatorJuvenal, Nathalia Mayra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26164-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770855-
Descrição: dc.descriptionO consumo exagerado de bens materiais não duráveis, vivenciado pela sociedade atual, gera uma enorme quantidade de resíduos sólidos além de imprimir maior demanda de produção e recursos naturais. Portanto, é importante estimular a prática do consumo sustentável. No âmbito escolar, a abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) é concebida como uma forma de promover a Educação Ambiental, com foco na conscientização e desenvolvimento de valores e atitudes mais sustentáveis. Para isso, se faz necessário um ensino contextualizado e problematizado capaz de resultar em uma formação humanizada, crítica e transformadora, estimulando autonomia e poder de decisão aos alunos. Neste contexto, o objetivo desta monografia foi propor uma sequência didática sobre consumo e sustentabilidade a partir das concepções dos alunos sobre o tema. Em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso foram coletadas, por meio de um questionário online, as concepções de 65 alunos de Ensino Médio do Colégio Pedro II (Niterói/RJ). De modo geral, foi possível perceber que os discentes: (i) entendem a importância do estudo da Ciência ainda que possuam uma visão com viés mais pragmático; (ii) não notam a relação da Química com o consumo em excesso, (iii) tem pouca variedade de atitudes sustentáveis, (iv) possuem curiosidade sobre a composição nos rótulos de produtos, (v) diferenciam os 3Rs (reciclar, reutilizar e reduzir) da sustentabilidade e (vi) declararam ter pouco contato com produtos caseiros. Os padrões observados nas concepções dos alunos resultaram na proposta de uma sequência didática estruturada em módulos sequenciais, – planejada para integrar um itinerário formativo, com atividades alinhadas às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular – que possui caráter interdisciplinar e socioconstrutivista, seguindo uma premissa de aprendizagem direcionada à formação cidadã, estimulando os alunos a serem protagonistas do seu próprio aprendizado. As atividades da sequência didática iniciam com uma problemática e se desenvolvem por meio de metodologias ativas que consideram múltiplos recursos e estratégias de ensino e avaliação. Acredita-se que a sequência didática é um produto educacional que pode promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Alfabetização Científica. Porém, ela se configura como um protótipo, podendo ser aplicada e validada em um contexto real de sala de aula, em estudo futuro.-
Descrição: dc.descriptionThe excessive consumption of nondurable material goods experienced by modern society generates an enormous amount of solid waste and creates greater demand for production and natural resources. Therefore, it is essential to encourage the practice of sustainable consumption. In the school environment, the CTSA (Science-Technology-Society-Environment) approach is one way to promote Environmental Education, focusing on awareness and development of more sustainable values and attitudes. For this, contextualized teaching is necessary to result in a humanized, critical and transformative education, fostering autonomy and decision-making power to students. The research goal was to propose a workshop on consumption and sustainability based on the students’ conceptions about the subject. In a qualitative case study research, the 65 high school students’ conceptions from Pedro II School (Niterói/RJ) were collected through an online questionnaire. In general, it was possible to see that the students: (i) understand the importance of studying Science even though they have a more pragmatic view; (ii) do not notice the relationship of chemistry with excessive consumption, (iii) have little variety of sustainable attitudes, (iv) are curious about the composition on product labels, (v) differentiate the 3Rs (recycle, reuse and reduce) of sustainability and (vi) declared to have little contact with homemade products. The patterns observed in the students’ conceptions resulted in the proposal of a didactic sequence planned to integrate a formative itinerary, with activities aligned with the skills provided in the Common National Curriculum Base. The workshop, structured in five sequential modules, has an interdisciplinary and socio-constructivist character, following a premise of learning aimed at civic education, encouraging students to be protagonists of their learning. The workshop activities started with a problem followed by active methodologies approaches considering multiple resources, teaching and assessment strategies. We believe the workshop is an educational product that can promote Education for Sustainable Development and Scientific Literacy. However, it is configured as a prototype in a future study, which can be applied and validated in a real classroom context.-
Descrição: dc.description49 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência crítica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação científica-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante do ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry Education-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic Sequence-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Título: dc.titleProposta de sequência didática a partir de um estudo das concepções dos alunos sobre o tema consumo e sustentabilidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.