Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Renata de Rezende | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Emmanoel Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Martinuzzo, José Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Rafael Montenegro de Figueiredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3769 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770846 | - |
Descrição: dc.description | A proposta da dissertação é compreender o atual formato de transmissões online dos desfiles das escolas de samba do carnaval no Sambódromo do Rio de Janeiro, levando em consideração as novas formas de apropriação por parte dos espectadores, ou seja, como o grande público interage com a transmissão no ambiente das redes sociais pós-advento da Web 2.0. Nesse âmbito, busca-se entender quais são as novas produções de sentido configuradas pelo percurso tecnológico, propagado pela internet, onde os usuários que utilizam tais plataformas se tornaram participantes ativos no processo de construção e apropriação do conteúdo midiático. Observa-se a pertinência da hipótese de que as transmissões colaborativas pelas redes sociais digitais surgem como uma ferramenta de interação das transmissões televisivas do Sambódromo, em tempo real, por haver manifestação direta do espectador no momento da transmissão e as opiniões, interações (cliques, compartilhamentos, curtidas, etc.), que podem influenciar a cobertura do evento. Neste sentido, trabalha-se a questão da interação entre público (usuários das redes sociais) e produtor (empresa) com a transmissão do carnaval no Sambódromo, na configuração que se estabelece a partir das transmissões colaborativas. O carnaval – enquanto movimento genérico – faz parte do cotidiano da cultura brasileira e entender o momento atual pelo viés das transmissões colaborativas das redes sociais pode demonstrar que tipo de relação cotidiana os brasileiros possuem atualmente com essa festa popular na ambiência midiática. Além do percurso bibliográfico, realizamos análise das redes sociais (ARS), em recorte específico segundo os dias de transmissão do carnaval, enquete com os usuários das redes sociais e entrevista em profundidade com os representantes do portal G1. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of the dissertation is to understand the current online broadcasting format of the parades of Carnival samba schools in the Sambadrome in Rio de Janeiro, taking into account new forms of appropriation by the spectators, that is how the public interacts with the transmission in the post-advent of Web 2.0 social networking environment. In this context, we seek to understand what the new productions of meaning set by the technological route, propagated by the Internet, where users that use such platforms have become active participants in the process of construction and appropriation of media content. Note the relevance of the hypothesis that the collaborative broadcasts by digital social networks emerge as an interaction tool of television broadcasts from the Sambadrome, in real time, there is a direct manifestation of the viewer at the time of transmission and opinions, interactions (clicks, shares, tanned, etc.) that can influence the coverage of the event. In this sense, it work’s the question of interaction between public (users of social networks) and producer (company) with the transmission of Carnival at the Sambadrome, in the configuration that is established from collaborative transmissions. The Carnival - while a general movement - is part of the Brazilian daily culture and to understand the current moment by the bias of collaborative transmission of social networks can to demonstrate what kind of daily relationship Brazilians currently have with this popular party media ambiance. In addition to the bibliographic route, we perform analysis of social networks (ARS), in particular cut according to the day of transmission of the carnival, survey of users of social networks and interview in depth with representatives of the G1 portal. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carnaval carioca | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sambódromo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Passarela Professor Darcy Ribeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carnaval | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicações digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Daily | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio carnival | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sambadrome | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Título: dc.title | Carnaval 2.0: as transformações da cobertura midiática dos Desfiles das Escolas de Samba a partir das transmissões colaborativas da Web | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: