A crônica dos quadrinhos: Marvel Comics e a história recente dos EUA (1980-2015)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paulo Knauss de-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Cecília da Silva-
Autor(es): dc.contributorGomes, Ivan Lima-
Autor(es): dc.contributorBlanchette, Thaddeus Gregory-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Tatiana Silva Poggi de-
Autor(es): dc.creatorGuerra, Fábio Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770841-
Descrição: dc.descriptionEssa tese procurou analisar as histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics nas últimas três décadas como crônicas políticas e sociais dos Estados Unidos. A grande penetração dessa mídia na cultura estadunidense faz dela uma parte significativa da indústria do entretenimento desse país. Assim, essa obra indagou as representações sobre a sociedade americana tendo como objeto uma manifestação cultural tipicamente americana. Os profissionais que envolvem a produção dos quadrinhos, tais como editores, desenhistas e roteiristas realizam a transposição dos fatos reais de forma didática. Nesse sentido, utilizam a noção de realidade e a associam por meio da linguagem dos quadrinhos com o referencial de que o leitor entende que é ficção, mas percebe o diálogo com os acontecimentos reais. Por meio da mediação, a cada leitor é permitido um fluxo permanente de sentidos em função de suas experiências culturais e estéticas. Tendo o tempo como pano de fundo e grande articulador de eventos atuais, esse trabalho lança um olhar sobre a construção da memória na sociedade contemporânea dos EUA.-
Descrição: dc.descriptionEn esta tesis se buscó analizar las historietas de Marvel Comics de las últimas tres décadas como crónicas políticas y sociales de los Estados Unidos. La profunda penetración de este medio de comunicación en la cultura estadounidense hace con que sea una importante parte de la industria del entretenimiento en el mencionado país. De tal forma, este trabajo indagó en las representaciones respecto a la sociedad estadunidense, teniendo como objeto una manifestación cultural típicamente norteamericana. Los profesionales involucrados en la producción de historietas, como, por ejemplo, editores, diseñadores gráficos y guionistas, hacen la transposición de los hechos reales de una manera didáctica. En este sentido, utilizan la noción de la realidad y la asocian por medio del lenguaje de las historietas con la referencia de que el lector entienda que se trata de una ficción, pero que también se de cuenta del diálogo respecto a los acontecimientos reales. A través de la mediación, a cada lector se le es permitido un flujo permanente de sentidos en función de sus experiencias culturales y estéticas. Teniendo al tiempo como plan de fondo y gran articulador de los acontecimientos actuales, este trabajo hecha un vistazo a la construcción de la memoria en la sociedad contemporánea de EEUU.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis was to analyze the comics of Marvel Comics in the last three decades as a political and social chronicles of the United States. The high penetration of this media in american culture makes it a significant part of the entertainment industry in this country. Thus, this work asked the representations of american society having as object a cultural manifestation typically american. Professionals involving the production of comics, such as editors, inkers and writers realize the implementation of the real facts in a didactic way. In this sense, using the notion of reality and associate through the comic language with the reference that the reader understands what is fiction, but realizes the dialogue with the actual events. Through mediation, each reader is allowed a permanent flow directions due to its cultural and aesthetic experiences. With time as background and great articulator cloth current events, this work takes a look at the construction of memory in contemporary US society.-
Descrição: dc.description446f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectCrônica-
Palavras-chave: dc.subjectMarvel Comics-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectCrônica-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectComic Book-
Palavras-chave: dc.subjectUnited States-
Palavras-chave: dc.subjectChronicle-
Palavras-chave: dc.subjectHistorietas-
Palavras-chave: dc.subjectCrónica-
Título: dc.titleA crônica dos quadrinhos: Marvel Comics e a história recente dos EUA (1980-2015)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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