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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Barbosa, Marialva Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15111 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770827 | - |
Descrição: dc.description | 172 p. | - |
Descrição: dc.description | Neste livro, a autora faz uma pesquisa e uma reflexão sobre o problema da memória no âmbito dos meios de comunicação social. Há textos que tratam do "jornalismo sensacionalista ou de sensações"; reflexões sobre o mundo tecnológico; meios de comunicação e comemorações construindo a memória; a narrativa da televisão e o universo cultural brasileiro. Segundo Muniz Sodré, em seu prefácio, está em andamento uma destruição sistemática da memória coletiva, com a obsolescência acelerada dos bens de uso, o desgaste dos espaços urbanos, o desenraizamento das formas de existência etc., que leva principalmente os jovens a identificarem-se apenas com o presente, cada vez mais efêmero. Para ele, "são grandes os reflexos desse fenômeno sobre o sistema informativo. (...) a informação tende a ser pontuada por sua própria operatividade técnica (a velocidade de transmissão) e pelas características de instantaneidade, espaço ilimitado e baixo custo da rede cibernética. Daí a suspeita de que essa nova face da informação ponha em crise a própria identidade do jornalismo clássico como mediação discursiva ainda dependente de uma temporalidade tradicional". Sodré também aponta que estudos recentes vêm indicando que "uma outra forma de pensar", e não o mero uso de tecnologias, faz a grande diferença entre os jornalistas do impresso e aqueles que trabalham na internet. A diferença decorre de um formato multimídia (texto, vídeo e áudio), que obrigaria os profissionais a criar narrativas não lineares (em que o leitor adota um roteiro particular de leitura) a partir de um contexto de interatividade com o público. Esta obra de Marialva Barbosa contribui para o estudo dessas novas questões da comunicação e da memória, apresentando caminhos variados que procuram mapear alguns paradigmas teóricos e conceituais fundamentais para os estudos de comunicação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Eduff | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Título: dc.title | Percursos do olhar : comunicação, narrativa e história | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Ebook | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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