Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Penna, Fernando de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Sepúlveda, José Antônio Miranda | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Marcelle Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22933 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770823 | - |
Descrição: dc.description | Muitas discussões cercam o campo educacional nos dias atuais. Propostas de reformulação na legislação educacional, nos currículos e na prática docente, fazem parte dessas discussões. A criação e a expansão das ideias do movimento Escola sem partido é um marco do avanço das políticas autoritárias e conservadoras. Utilizando as redes sociais e o apoio das igrejas cristãs para angariar apoiadores, o ESP busca reestruturar a educação nacional, nos moldes da concepção de educação proposta por teóricos do movimento, como Armindo Moreira. Para legitimar suas ideias tradicionais sobre educação e currículo, os integrantes do movimento Escola sem partido e seus apoiadores atacam ferozmente as ideias do educador e pensador Paulo Freire. Mesmo sendo um dos teóricos mais respeitados em todo mundo, Freire é duramente criticado por sua proposta de educação que rompe com a perspectiva tradicional de ensino e entende a educação como instrumento de conscientização sócio-político-cultural de todos os cidadãos. Esse trabalho busca analisar a fundamentação teórica do movimento Escola sem partido, seus contrapontos com a pedagogia progressista de Paulo Freire e compreender os motivos dos ataques a Freire e a sua ampla obra | - |
Descrição: dc.description | Many discussions surround the educational field these days. Proposals for reformulation in educational legislation, curricula and teaching practice are part of these discussions. The creation and expansion of the ideas of the Escola sem partido movement is a milestone in the advancement of authoritarian and conservative policies. Using social networks and the support of christian churches to solicit supporters, ESP seeks to restructure national education, along the lines of the conception of education proposed by movement theorists such as Armindo Moreira. To legitimize their traditional ideas about education and curriculum, members of the Escola sem partido movement and their supporters fiercely attack the ideas of educator and thinker Paulo Freire. Although Freire is one of the most respected theorists around the world, he is harshly criticized for his education proposal that breaks with the traditional perspective of education and understands education as an instrument of socio-political-cultural awareness of all citizens. This work seeks to analyze the theoretical foundation of the Escola sem partido movement, its counterpoint to Paulo Freire 's progressive pedagogy, and to understand the reasons for the attacks on Freire and his extensive work | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola sem partido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor não é educador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Armindo Moreira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação como prática de liberdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do oprimido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola em debate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola progressista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola sem partido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher not educator | - |
Palavras-chave: dc.subject | Armindo Moreira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education as a practice of freedom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy of the oppressed | - |
Título: dc.title | Os contrapontos entre a pedagogia tradicional do movimento Escola Sem Partido e a pedagogia progressista de Paulo Freire | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: