Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Gama, Antonio Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Valdecy | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Victor da Nova | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22186 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770822 | - |
Descrição: dc.description | As organizações com ênfase na aplicação intensa de conhecimentos da engenharia mecânica não podem se dar ao luxo de cometer erros repetitivos em gestão de projetos. Existem grandes benefícios para repetir experiências positivas de projetos anteriores. Essa necessidade de memória institucional é ampliada pela realidade de que, com a rotatividade normal e a aposentadoria, as pessoas com anos de experiência deixam suas organizações. Um programa eficaz de lições aprendidas é elemento crítico na gestão do conhecimento institucional; vai facilitar a melhoria contínua dos processos e procedimentos e fornece uma vantagem direta em uma indústria competitiva. Este trabalho descreve um estudo que teve como objetivo identificar: a) literatura que aborde gestão de projetos em estaleiros e a básica de gestão do conhecimento; b) as lições aprendidas durante a execução do projeto e c) a relevância para o engenheiro mecânico do conhecimento das práticas e da teoria da gestão de projetos. É apresentada a organização que participa deste estudo. A pesquisa obteve “achados” relativos à possíveis lições aprendidas na gestão de projeto e na gestão de conhecimento. O potencial de economia não foi totalmente alcançado. O estudo também identificou sete áreas chaves para a boa implementação de um programa de lições aprendidas | - |
Descrição: dc.description | Organizations with an emphasis on mechanical engineering knowledge intensive application cannot afford to make repetitive mistakes in project management. There are great benefits to repeat positive experiences from previous projects. This need for institutional memory is amplified by the reality that, with normal turnover and retirement, people with years of experience leave their organizations. An effective Lesson Learned Program is a critical element in the management of institutional knowledge; it will facilitate the continuous improvement of processes and procedures and provides a direct advantage in a competitive industry. This work describes a study that aimed to identify: a) literature that addresses project management in shipyards and the basic knowledge management; b) the lessons learned during the project execution and c) The project management knowledge, even pratice and theory, for a mechanical engineer. The organization participating in this study is presented. The research obtained “findings” related to possible lessons learned in project management and knowledge management. The savings potential has not been fully realized. The study also identified seven key areas for the successful implementation of a lessons learned program | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lições aprendidas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Submarino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marinha do Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lesson learned | - |
Palavras-chave: dc.subject | Submarine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian navy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering | - |
Título: dc.title | Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: