Transviadagens pop-periféricas: videoclipes, artivismos bastardos e territórios populares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Simone Pereira de-
Autor(es): dc.contributorResende, Fernando-
Autor(es): dc.contributorColling, Leandro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7473600485638975-
Autor(es): dc.creatorStoffels, Leandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770816-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se dedica a investigar as relações contemporâneas entre artistas musicais LGBTQIA+, territorialidades e plataformas digitais no Brasil, com o intuito de compreender as reverberações políticas e subjetivas de suas obras. A investigação se divide em dois momentos distintos e complementares. Primeiramente, nos dedicamos a realizar uma análise diegética de videoclipes de cinco artistas LGBTQIA+ que compartilham o mesmo cenário: as feiras e mercados públicos. Os videoclipes são: "Laricado" de Getúlio Abelha, "Não Pode Esquecer o Guanto", de Leona Vingativa, "Fast Phoda" de Kika Boom, "Flei" de Daniel Peixoto, e o vídeo coreográfico da canção "Popa da Bunda", realizado pelo Coletivo Afrobapho. Nos interessamos em analisar como esses videoclipes, entendidos como performances em vídeo, articulam um processo de apropriação territorial (LEFEBVRE, 2020) por parte de sujeitos de gêneros e sexualidades dissidentes. No segundo momento, nos empenhamos em investigar os usos que estes artistas fazem das plataformas digitais, em especial o YouTube, com intenção de compreender suas estratégias de apropriação destes territórios midiáticos contemporâneos. Como resultados desta pesquisa, sugerimos um diálogo entre as noções de “artivismos das dissidências sexuais e de gênero” (COLLING, 2018, 2019) e “culturas bastardas” (RINCÓN, 2016), propondo a ideia de “artivismos bastardos” para nos referir a uma maneira contemporânea de artistas transviados fazerem manifestações estético-políticas que investem na festa, na alegria e na diversão como afetos mediadores em suas ações. Além disso, trazemos a ideia de “música pop-periférica transviada brasileira” para descrever a coletividade de artistas musicais transviados que têm se aproximado mais de “gêneros musicais pop-periféricos” (PEREIRA DE SÁ, 2021) na contemporaneidade, demarcando uma diferença em relação aos músicos LGBTQIA+ brasileiros das gerações anteriores.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research is dedicated to investigating the contemporary connections between LGBTQIA+ music artists, territorialities and digital platforms in Brazil, in order to understand the political and subjective reverberations of their works. The investigation is divided into two moments. First, we performed a diegetic analysis of five music videos by Brazilian LGBTQIA+ artists who share the same scenario: fairs and public markets. The videos are: "Laricado" by Getúlio Abelha, "Não Pode Esquecer o Guanto", by Leona Vingativa, "Fast Phoda" by Kika Boom, "Flei" by Daniel Peixoto, and the choreographic video for the song "Popa da Bunda", from the Afrobapho Collective. We analyze how these music videos, understood as video performances, articulate a territorial appropriation (LEFEBVRE, 2020) by queer subjects. In the second moment, we investigate the uses that these artists make of digital platforms, especially YouTube, with the intention of understanding their strategies of appropriation of these contemporary media territories. As a result of this research, we suggest a dialogue between the notions of “activisms of sexual and gender dissidents” (COLLING, 2018, 2019) and “bastard cultures” (RINCÓN, 2016), proposing the idea of “bastard artivisms” to refer to a contemporary way that queer artists to make aesthetic-political demonstrations that invest in partying, joy and fun as mediating affections in their actions. In addition, we propose the idea of "Brazilian queer pop-peripheral music" to describe the collective of contemporary queer music artists who have come closer to "pop-peripheral musical genres" (PEREIRA DE SÁ, 2021), differentiating themselves from Brazilian LGBTQIA+ musicians from previous generations.-
Descrição: dc.description121 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVideoclipes-
Palavras-chave: dc.subjectArtivismos das dissidências sexuais e de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica pop-periférica brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectTerritorialidades-
Palavras-chave: dc.subjectFeiras e mercados-
Palavras-chave: dc.subjectVideoclipe-
Palavras-chave: dc.subjectAtivismo-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica Popular-
Palavras-chave: dc.subjectPeriferia (Geografia)-
Palavras-chave: dc.subjectMusic videos-
Palavras-chave: dc.subjectQueer artivism-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian pop-peripheral music-
Palavras-chave: dc.subjectTerritorialities-
Palavras-chave: dc.subjectFairs and public markets-
Título: dc.titleTransviadagens pop-periféricas: videoclipes, artivismos bastardos e territórios populares-
Título: dc.titleQueer pop-peripheral: music videos, bastard artivisms and popular territories-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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