Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Daniel Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9425925721844499 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Marcelo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0560856679400781 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Amanda Luiza dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2738837845534090 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2204681816466082 | - |
Autor(es): dc.creator | Tostes, Carlos Eduardo Fíngolo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27585 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770804 | - |
Descrição: dc.description | Na década de 30, se inicia a preocupação com a preservação dos bens culturais brasileiros, mediante a criação de órgãos e políticas públicas, que assegurassem o direito constitucional de acesso à cultura e o processo de patrimonialização no país. Na distinção dos patrimônios culturais materiais e imaterial, suas formas e legislações de proteção e acautelamento, de encontro ao desejo da sociedade a época de resguardar, resgatar e tutelar seu legado cultural e coleções artísticas, em suas garantias de participação coletiva e democrática, na valoração desses bens e nas reivindicações de seus direitos, perante a sociedade civil organizada. Reportando essa temática e a efetivação de mediações educacionais baseadas nas questões de manutenção desses bens, ocorreu o desejo de um trabalho regionalizado, voltado para as preocupações e questões, do território do Noroeste Fluminense, para a fruição e articulação, voltadas para práxis de Educação Patrimonial e sua amplitude de mediações e práticas pedagógicas, na rede escolar de municípios da região. Essa prerrogativa de desenvolver um projeto, através da Universidade, está respaldada em legislações pertinentes ao desenvolvimento de atividades correlatas ao patrimônio cultural, aqui encontrado, em prol da pulverização de seus históricos, processos evolutivos e conceitos, embasados por precursores estudiosos e pesquisadores, que já se debruçaram sobre essa temática. Desafiados pelo propósito de associar a academia, órgãos institucionais, entidades educacionais, grupos culturais e fazedores de cultura, para que juntos pudéssemos tecer e amarrar a construção de meios e parcerias, para o alcance desta proposta educativa, provocando um respeitoso entendimento, entre as partes e seus pares. Esta finalidade tem suas raízes firmadas em especial nos Museus brasileiros e respaldadas na evolução das entidades museológicas, a partir da criação de seus primeiros exemplares, como o Museu Histórico Nacional, instituição bicentenária, mas tomando outros ares e expansão na década de 80, no debate das mediações dentro e fora dos museus. Recentemente o IPHAN contemplou esta área da educação, para o patrimônio cultural em suas diretrizes e normatizações, para legitimar este processo educativo, dialógico e contemplativo da sociedade e os protagonistas da cultura, para além do campo museal. A Educação Patrimonial também tem o papel fundamental de resgatar as memórias e identidades dos ativos culturais, em contraponto com os antepassados e as práticas atemporais contemporâneas, no estabelecimento das relações de protagonismo no cenário atual, respeitando suas dinâmicas e processos de atuação, das referências culturais do cotidiano, dos detentores dos saberes e fazeres na comunidade. O projeto atende parte da demanda e das necessidades de dirimir dúvidas e o distanciamento das novas gerações em suas prioridades, perante a diversidade cultural brasileira e fluminense, abarcando todos os segmentos formadores do povo e da memória coletiva, definindo suas próprias e legítimas especificidades, nesta interlocução sociocultural, historicamente estabelecida e reconhecida, no alcance das expectativas almejadas. | - |
Descrição: dc.description | In the 1930s, the concern with the preservation of Brazilian cultural goods began, through the creation of public bodies and policies, which ensured the constitutional right of access to culture and the process of patrimonialism in the country. In the distinction of material and immaterial Brazilian cultural heritage, its forms and laws of protection and protection, against the desire of society to safeguard, rescue and protect its cultural legacy and artistic collections, in their guarantees of collective and democratic participation, in the valuation of these assets and the claims of their rights, before organized civil society. Reporting this theme and the implementation of educational mediations based on the maintenance of these assets, there was a desire for regionalized work, focused on the concerns and issues, of the Northwest Fluminense territory, for fruition and articulation, aimed at Heritage Education praxis and its range of mediations and pedagogical practices, in the school network of municipalities in the region. This prerogative of developing a project, through the University, is supported by legislation pertinent to the development of activities related to cultural heritage, found here, in favor of the pulverization of its histories, evolutionary processes and concepts, based on precursors scholars and researchers, who have already focused on this theme. Challenged by the purpose of associating the academy, institutional bodies, educational entities, cultural groups and culture makers, so that together we could weave and tie the construction of means and partnerships, to reach this educational proposal, provoking a respectful understanding, between the parties and their peers. This purpose has its roots established especially in Brazilian Museums and supported by the evolution of museological entities, from the creation of its first specimens, such as the National Historical Museum, a bicentennial institution, but taking on other airs and expansion in the 1980s, in the mediation debate inside and outside museums. Recently, IPHAN contemplated this area of education, for cultural heritage in its guidelines and standards, to legitimize this educational, dialogical and contemplative process of society and the protagonists of culture, in addition to the museum field. Heritage Education also has the fundamental role of rescuing the memories and identities of cultural assets, in contrast to ancestors and contemporary timeless practices, in establishing the relationships of protagonism in the current scenario, respecting their dynamics and processes of action, of cultural references of everyday life, of the holders of knowledge and actions in the community. The project intends to meet part of the demand and the needs to settle debts and the distancing of new generations in their priorities, in light of the Brazilian and Fluminense cultural diversity, covering all segments that form the people and the collective memory, defining their own and legitimate specificities, in this socio-cultural dialogue, historically established and recognized, in reaching the desired expectations. | - |
Descrição: dc.description | 151 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Noroeste fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações educativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações efetivas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação educativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural heritage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimonial education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nortwest Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational actions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Effective actions | - |
Título: dc.title | Iniciativas para incentivo à Educação Patrimonial em municípios do Noroeste Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: