Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUhmann, Silvana Matos-
Autor(es): dc.contributorRequião, Luciana Pires de Sá-
Autor(es): dc.contributorAlves, Maria Aparecida-
Autor(es): dc.creatorCanuto, Bárbara Silva de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30144-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770799-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo geral essa pesquisa: refletir sobre os aspectos pedagógicos que se mostram indispensáveis diante de um aluno com TEA na educação infantil de uma escola do interior do estado do Rio de Janeiro/RJ. Como objetivos específicos: a) realizar estudos sobre a temática; b) aproximar-se de dois professores a fim de conhecer possibilidades pedagógicas que sob seus pontos de vista impulsionam sua aprendizagem e desenvolvimento; c) possibilitar apontamentos importantes sobre o tema a fim de contribuir com a área e a inclusão dos alunos com TEA. Ao buscar centralidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos, apresentou-se a seguinte pergunta de pesquisa: que aspectos pedagógicos são importantes para a aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes? Como metodologia buscou-se desenvolver uma Pesquisa de Campo por meio de entrevistas semiestruturadas tendo como foco dois professores que atuam com alunos com TEA a fim de saber (e após buscar refletir) sobre o caminho pedagógico organizado para/com o aluno, sobretudo diante da elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PEI). Como resultados foi possível destacar dois pontos importantes: 1) planejamento de atividades pedagógicas significativas e de acordo com as especificidades dos alunos com TEA e 2) a importância da realização do PEI frente aos alunos com TEA para uma efetiva aprendizagem e desenvolvimento.-
Descrição: dc.descriptionThis work had the general objective of this research: to reflect on the pedagogical aspects that are essential for a student with ASD in early childhood education at a school in the interior of the state of Rio de Janeiro/RJ. As specific objectives: a) carry out studies on the subject; b) approach two teachers in order to discover pedagogical possibilities that, from their point of view, drive their learning and development; c) enable important notes on the subject in order to contribute to the area and the inclusion of students with ASD. When seeking centrality in the learning and development processes of these students, the following research question was presented: what pedagogical aspects are important for the learning and development of these students? As a methodology, we sought to develop a Field Research through semi-structured interviews focusing on two teachers who work with students with ASD in order to know (and after seeking to reflect) on the pedagogical path organized for/with the student, especially in the face of the elaboration and execution of the Individualized Development Plan (PEI). As a result, it was possible to highlight two important points: 1) planning of significant pedagogical activities and according to the specificities of students with ASD and 2) the importance of carrying out the PEI in front of students with ASD for effective learning and development.-
Descrição: dc.description34-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectlearning-
Palavras-chave: dc.subjectspecial education-
Palavras-chave: dc.subjectinclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectautism spectrum disorder-
Título: dc.titleInclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.