Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Góis, João Bôsco Hora | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimentel, Maria Elisa da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Diógenes | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Cristiane Lourenço | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24053 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770785 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação tem como objetivo central examinar o modo como dois programas institucionais de permanência estudantil existentes na Universidade Federal Fluminense – “Bolsa Treinamento” e o “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” – influem nas trajetórias acadêmicas de estudantes oriundos dos espaços populares. No desenvolvimento do trabalho utilizamos dados quantitativos e dados qualitativos obtidos de entrevistas realizadas com egressos dos dois programas. Através da análise das narrativas biográficas de alunos que participaram dos programas pesquisados, busca-se apreender os impactos destes nas trajetórias acadêmicas dos alunos participantes. Iniciamos este estudo apresentando a pesquisa e um breve panorama do ensino superior brasileiro. Após discorrer sobre a política de assistência social no Brasil e tratar especificamente da assistência social ao estudante, são examinados os programas institucionais de permanência, onde apresentaremos os resultados do tratamento estatístico dado ao banco de dados produzido. Finalmente, estudo apresenta as trajetórias educacionais dos atores entrevistados, momento em que estes nos relatam suas experiências dentro e fora do espaço acadêmico. | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims at examining the impact of two social programs – “Bolsa Treinamento” e o “Conexões de Saberes: Diálogos entre a universidade e as comunidades populares” – sponsored by Universidade Federal Fluminense in the academic trajectories of poor students. In order to reach our goal we used both quantitative and qualitative data mainly those collected during interviews with former beneficiaries of those programs. The biographical analysis of the narratives of students interviewed who were part of these programmes is intended to seize the impact of these on student‟s academic trajectories. This study is introduced by presenting some research and a brief overview of higher education in Brazil. Subsequently, social assistance policies in Brazil are discussed and dealt specifically in relation to social assistance. The institutional programmes are detailed in order to present results of the statistical treatment given to the database produced. Finally, some educational study present the tracks of actors surveyed reporting their experiences inside and outside the academic area. | - |
Descrição: dc.description | 115f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência ao estudante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bolsa-treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student´s assistance programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social policy | - |
Título: dc.title | Programas institucionais de permanência e seus impactos nas trajetórias de estudantes de origem popular: o caso da Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: