Programas institucionais de permanência e seus impactos nas trajetórias de estudantes de origem popular: o caso da Universidade Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGóis, João Bôsco Hora-
Autor(es): dc.contributorPimentel, Maria Elisa da Silva-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Diógenes-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Cristiane Lourenço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24053-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770785-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem como objetivo central examinar o modo como dois programas institucionais de permanência estudantil existentes na Universidade Federal Fluminense – “Bolsa Treinamento” e o “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” – influem nas trajetórias acadêmicas de estudantes oriundos dos espaços populares. No desenvolvimento do trabalho utilizamos dados quantitativos e dados qualitativos obtidos de entrevistas realizadas com egressos dos dois programas. Através da análise das narrativas biográficas de alunos que participaram dos programas pesquisados, busca-se apreender os impactos destes nas trajetórias acadêmicas dos alunos participantes. Iniciamos este estudo apresentando a pesquisa e um breve panorama do ensino superior brasileiro. Após discorrer sobre a política de assistência social no Brasil e tratar especificamente da assistência social ao estudante, são examinados os programas institucionais de permanência, onde apresentaremos os resultados do tratamento estatístico dado ao banco de dados produzido. Finalmente, estudo apresenta as trajetórias educacionais dos atores entrevistados, momento em que estes nos relatam suas experiências dentro e fora do espaço acadêmico.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims at examining the impact of two social programs – “Bolsa Treinamento” e o “Conexões de Saberes: Diálogos entre a universidade e as comunidades populares” – sponsored by Universidade Federal Fluminense in the academic trajectories of poor students. In order to reach our goal we used both quantitative and qualitative data mainly those collected during interviews with former beneficiaries of those programs. The biographical analysis of the narratives of students interviewed who were part of these programmes is intended to seize the impact of these on student‟s academic trajectories. This study is introduced by presenting some research and a brief overview of higher education in Brazil. Subsequently, social assistance policies in Brazil are discussed and dealt specifically in relation to social assistance. The institutional programmes are detailed in order to present results of the statistical treatment given to the database produced. Finally, some educational study present the tracks of actors surveyed reporting their experiences inside and outside the academic area.-
Descrição: dc.description115f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência ao estudante-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica social-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica social-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectBolsa-treinamento-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectStudent´s assistance programs-
Palavras-chave: dc.subjectSocial policy-
Título: dc.titleProgramas institucionais de permanência e seus impactos nas trajetórias de estudantes de origem popular: o caso da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.