História social das telenovelas latino-americanas infantis e infantojuvenis

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampanella, Bruno-
Autor(es): dc.contributorHolzbach, Ariane-
Autor(es): dc.contributorCastellano, Mayka-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorSiciliano, Tatiana-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4855593030643434-
Autor(es): dc.creatorSilva, Joana d'Arc de Nantes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770770-
Descrição: dc.descriptionNa América Latina, o melodrama se configurou como matriz cultural que abastece o reconhecimento dos povos da região na cultura de massa (MARTÍN-BARBERO, 2015). No século XX, a materialização dele se deu de forma expressiva nas telenovelas, chamadas de melodrama televisionado, que a depender do período e da região trouxeram diferentes histórias, temáticas, questões sociais, políticas e culturais. Em meio aos diversos subgêneros dessas produções, existem desde 1950 as telenovelas infantis e infantojuvenis, que são direcionadas, principalmente, para crianças e adolescentes. Assim, esta tese busca refletir sobre uma história social dessas produções infantis e infantojuvenis latino-americanas, especialmente aquelas oriundas da TV aberta comercial da Argentina, do Brasil e do México. Parte-se da hipótese que a circularidade dessas produções contribui para a construção de um imaginário de pertencimento latino-americano na infância e adolescência, a partir de produções fundamentadas em elementos do melodrama clássico. Para a execução deste trabalho, houve um esforço de desenvolver uma escrita da história que não enfocasse somente os produtos ou o meio televisivo, mas também os processos sociais e culturais que os atravessam ao longo do tempo. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica interdisciplinar sobre infância e juventude no Ocidente e das produções infantis e infantojuvenis na TV aberta dos países de análise, bem como buscou-se reportagens em acervos de jornais, revistas e sites para construir a trajetória dessas tramas.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn Latin America, melodrama has been configured as a cultural matrix that fuels the recognition of the people in the region in mass culture (MARTÍN-BARBERO, 2015). In the 20th century, its materialization took place expressively in telenovelas, known as televised melodrama, which depending on the period and region, brought different stories, themes, social, political, and cultural issues. Among the various sub-genres of these productions, there have been infant's and infant-juvenile's telenovelas since 1950, which are mainly aimed at children and adolescents. Thus, this thesis seeks to reflect on a social history of these Latin American children's and youth productions, especially those originating from commercial broadcast television in Argentina, Brazil, and Mexico. The hypothesis is that the circularity of these productions contributes to the construction of a Latin American imaginary of belonging in childhood and adolescence, based on productions grounded in classic melodrama elements. For the development of this work, there was an effort to develop a writing of history that did not only focus on the products or the television medium but also the social and cultural processes that cross them over time. For this, an interdisciplinary bibliographic research was carried out on childhood and youth in the West and on children's and young people's productions on open TV in the countries of analysis, as well as articles in newspapers and websites were sought to build the trajectory of these plots.-
Descrição: dc.description231 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovela-
Palavras-chave: dc.subjectMelodrama-
Palavras-chave: dc.subjectInfantil-
Palavras-chave: dc.subjectInfantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovela-
Palavras-chave: dc.subjectArgentina-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectMéxico-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovela-
Palavras-chave: dc.subjectMelodrama-
Palavras-chave: dc.subjectInfant-
Palavras-chave: dc.subjectInfant-juvenile-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Communication-
Palavras-chave: dc.subjectLatin America-
Título: dc.titleHistória social das telenovelas latino-americanas infantis e infantojuvenis-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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