Da escola à universidade: a capacitação de docentes como ferramenta para a melhoria contínua do ensino. Estudo de caso na rede municipal de Petrópolis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCPF:10033425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.contributorAlvarez, Denise-
Autor(es): dc.contributorCPF:56362542222-
Autor(es): dc.contributorALVAREZ, D.-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Vanderlí Fava de-
Autor(es): dc.contributorCPF:85693222222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp-
Autor(es): dc.creatorLima, Maria Alice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2002-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21297-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770758-
Descrição: dc.descriptionThe current project s aim was to anaiyse the consequences of a program of qualification wich sent back to school the teachers who had onIy attended the teacher-training côurse of high schooI levei. We tried to prove that the hypothesis of investing in the qualification of a facuity team is more than a strategy, it is a necessity of education with quality. To achieve that, with effect from a theoreticai embasement a map of the dimensions of the teaching knowiedge and that of the university as a space of teachers formation has been deveioped. By means of this study, besides proving the hypothesis, we may notice the positive results of the development of personal and professional valuation actions and their reflections on the teaching practice as from the professionai qualification.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve por objetivo analisar os reflexos de um programa de formação superior que fez retornar aos bancos escolares, professores que só haviam concluído o Ensino Normal. Procurou-se comprovar a hipótese de que investir na qualificação do docente é mais do que uma estratégia é uma necessidade para uma educação de qualidade. Para tanto, a partir de um embasamento teórico foi desenvolvido um mapa das dimensões do saber docente e a Universidade como espaço de formação do professor. Por meio deste estudo, além de comprovar a hipótese, pode-se perceber os efeitos positivos do desenvolvimento de ações de valorização profissional e pessoal e seus reflexos na prática de ensino a partir da qualificação profissional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação - Petrópolis(RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade total na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Petrópolis(RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectQualificações profissionais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Finalidades e objetivos-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleDa escola à universidade: a capacitação de docentes como ferramenta para a melhoria contínua do ensino. Estudo de caso na rede municipal de Petrópolis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.