Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbdón, Miriam del Milagro-
Autor(es): dc.contributorGomes, Anne Michelle Dysman-
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.creatorPereira, Marcos Ulisses da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28544-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770755-
Descrição: dc.descriptionAs dificuldades no ensino - aprendizagem de matemática nas escolas brasileiras vêm se acentuando cada vez mais ao longo dos anos, fazendo com que essa matéria tenha, segundo estudos, altos índices de reprovação e seja uma das responsáveis pela evasão escolar. Nesse sentido, esse trabalho busca entender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o motivo de, mesmo com evidentes deficiências, a matemática escolar ser ensinada, na grande maioria das vezes, por meio de uma metodologia de ensino de viés formal e tecnicista – também conhecida como ensino tradicional - que coloca o aluno como sujeito passivo, que apresenta uma matemática desprovida de significado e sem a preocupação com a formação da cidadania do educando. Além disso, apresentamos como opção a essa forma de ensino tradicional, um ensino pautado filosoficamente na Educação Matemática Crítica e metodologicamente na Etnomatemática ou/e na Modelagem Matemática, buscando mostrar seus benefícios para melhorar o ensino de matemática e, também, para contribuir para a formação de um cidadão crítico. Ao final, concluímos que uma mudança no estado atual do ensino da matemática escolar é algo vai demandar tempo, mas que é possível, sendo necessário um esforço coletivo que requer a união dos órgãos responsáveis pela educação, das universidades e dos próprios docentes, buscando implementar quaisquer metodologias que possam melhorar o cenário atual-
Descrição: dc.descriptionThe difficulties in teaching and learning mathematics in Brazilian schools have been increasing over the years, causing this subject to have, according to studies, high failure rates and one of those responsible for school dropout. In this sense, this work seeks to understand, through a bibliographic research, the reason why, even with evident deficiencies, school mathematics is taught, in most cases, through a teaching methodology with a formal and technicist bias - also known as traditional teaching - whi ch places the student as a passive subject, which presents a mathematics devoid of meaning and without concern for the formation of the student's citizenship. In addition, we present as a solution to this traditional form of teaching, a teaching philosophi cally based on critical Mathematics Education and methodologically on Ethnomathematics or/and Mathematical Modeling, seeking to show its benefits to improve mathematics teaching and also to contribute to the formation of a critical citizen. In the end, we conclude that a change in the current state of school mathematics teaching is something that will take time, but possible. A collective effort is necessary, which requires the union of the bodies responsible for education, the universities and the teachers themselves to make an effort to implement any methodologies that can improve the current scenario.-
Descrição: dc.description51 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning mathematics, Basic education, Teaching methodologies-
Título: dc.titleRompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.