Uma visita ao Museu Nacional: classes populares e o consumo da cultura expresso em sites de redes sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Carla-
Autor(es): dc.contributorEnne, Ana Lucia-
Autor(es): dc.contributorSiciliano, Tatiana-
Autor(es): dc.creatorGuedes, Fernanda Cristina Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770747-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visa analisar o consumo da cultura por parte de indivíduos de classes populares no Museu Nacional e como eles representam uma visita à instituição em sites de redes sociais (SRS). Através de um estudo de “inspiração etnográfica”, que contou com as etapas de observação participante, entrevistas em profundidade e observação digital foi possível refletir acerca das especificidades de comportamento desses grupos nas redes, bem como suas motivações para a visita e as formas de apropriação e consumo de bens culturais. Fundado em 1818 por D. João VI, o Museu Nacional é a mais antiga instituição do gênero no país e considerado um dos maiores museus em História Natural e Antropologia na América Latina. Localizado na Quinta da Boa Vista, reduto do lazer de classes populares na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, seu público característico difere do encontrado em outros museus da cidade. Nas visitas à instituição, o aparelho celular intermedia uma série de ações que irão compor narrativas de memórias experienciadas dentro do Museu Nacional pelos interlocutores desta pesquisa. Nesse sentido, e desconsiderando fronteiras entre online e offline, os sites de redes sociais funcionam como plataformas onde foi possível verificar de que modo os interlocutores manifestavam, de maneira própria, as experiências vividas no Museu. Entendendo o consumo como um comunicador simbólico de gostos que irão desvelar hábitos, práticas identitárias e de estilo de vida, nesta dissertação ele não é encarado apenas como uma prática monetária da vida cotidiana, e sim por assumir contornos narrativos, expressando valores e reputações que serão atribuídos aos sujeitos e grupos. Pretende-se, dessa forma, realizar um diálogo entre os conceitos de museu, capital cultural (BOURDIEU, 1989), classes populares, consumo e sites de redes sociais. Como resultados da pesquisa, foi possível observar como o público realiza uma apropriação criativa das exposições, ao se sentirem à vontade para realizar fotos lúdicas no Museu e vivenciar esses espaços como uma atividade de lazer. Ao realizar uma análise que traçasse semelhanças e afastamentos entre indivíduos de camadas médias e de classes populares, foi possível notar como esses últimos fazem interpretações do que viram nas exposições com uma linguagem própria, adaptando o que encontraram nas salas do Museu aos seus códigos de referência. Enquanto os indivíduos de classes médias se preocupavam em transmitir informações ou conhecimento sobre a instituição, os de classes populares privilegiavam, no lugar das legendas e hashtags, uma grande quantidade de fotos que “comunicavam” como havia sido o passeio, em suas publicações nos SRS. Por fim, é possível dizer que as publicações realizadas nos SRS refletem práticas muitas delas já existentes antes mesmo do surgimento da chamada “vida digital”, em que os grupos de classes populares terminam por valorizar as relações entre grupos de pessoas já próximas (como família e amigos) reforçando laços já existentes da vida offline.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze the consumption of culture by individuals from popular classes in the National Museum and how they represent a visit to the institution on social networking sites (SRS). Through a study of "ethnographic inspiration", which included participant observation, in-depth interviews and digital observation, it was possible to reflect on the behavioral specificities of these groups in the networks, as well as their motivations for the visit and the forms of appropriation and consumption of cultural goods. Founded in 1818 by D. João VI, the National Museum is the oldest institution of its kind in the country and considered one of the largest museums in Natural History and Anthropology in Latin America. Located in Quinta da Boa Vista, a center of popular leisure in the northern part of the city of Rio de Janeiro, its characteristic public differs from that found in other museums in the city. In the visits to the institution, the cellular device intermedia a series of actions that will compose narratives of memories experienced within the National Museum by the interlocutors of this research. In this sense, and disregarding boundaries between online and offline, social networking sites function as platforms where it was possible to verify how the interlocutors manifested, in a proper way, the experiences lived in the Museum. Understanding consumption as a symbolic communicator of tastes that will reveal habits, identity practices and lifestyle, in this dissertation it is not only seen as a monetary practice of everyday life, but rather by assuming narrative contours, expressing values and reputations that will be attributed to the subjects and groups. In this way, we intend to carry out a dialogue between the concepts of museum, cultural capital (BOURDIEU, 1989), popular classes, consumption and social networking sites. As a result of the research, it was possible to observe how the public realizes a creative appropriation of the exhibitions, when they feel at ease to make playful photos in the Museum and to experience these spaces as a leisure activity. In carrying out an analysis that traced similarities and differences between middle-class and lower-class individuals, it was possible to note how the latter interpreted what they saw in the exhibitions with their own language, adapting what they found in the Museum rooms to their reference codes. While middle-class individuals were concerned with transmitting information or knowledge about the institution, popular classes favored, instead of subtitles and hashtags, a large number of photos that "communicated" as had been the walk, in their publications in SRS. Finally, it is possible to say that the publications made in SRS reflect practices many of them already existent before the emergence of the socalled "digital life", in which the groups of popular classes end up valuing the relations among groups of people already close (like family and friends) by reinforcing already existing ties to offline life.-
Descrição: dc.description176f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectClasses populares-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo da cultura-
Palavras-chave: dc.subjectCapital cultural-
Palavras-chave: dc.subjectSites de redes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectSite de relacionamentos-
Palavras-chave: dc.subjectClasse trabalhadora-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu Nacional (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum-
Palavras-chave: dc.subjectPopular classes-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption of culture-
Palavras-chave: dc.subjectCultural capital-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networking sites-
Título: dc.titleUma visita ao Museu Nacional: classes populares e o consumo da cultura expresso em sites de redes sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.