Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonnerat, Rosane Santos Mauro-
Autor(es): dc.contributorPauliukonis, Maria Aparecida Lino-
Autor(es): dc.contributorCosta, Wagner Alexandre dos Santos-
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Patricia Ferreira Neves-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Rafael Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14565-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770742-
Descrição: dc.descriptionDe caráter quantitativo e qualificativo, esta pesquisa, vinculada à área de Estudos de Linguagem, objetiva descrever e correlacionar as estratégias de captação empregadas em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora de Notícias, tabloide de significativas expressividade e circulação social. Sob os princípios teóricometodológicos da Semiolinguística, vertente da Análise do Discurso que abarca todo o ato comunicativo, investiga-se como a construção dos fatos noticiados visa a que o parceiro da troca comunicativa atenda ao projeto de intencionalidade do jornal carioca, compartilhando opiniões e/ou sendo tocado em seus sentimentos. Para tal, o corpus selecionado compreende, especificamente, as capas-cartazes publicadas entre 09 de julho de 2014 e 09 de julho de 2019, totalizando 125 exemplares. Tendo em vista a natureza híbrida desse texto, que se configura pela articulação de elementos verbais e visuais, somam-se às premissas semiolinguísticas as contribuições de diferentes áreas do conhecimento: na caracterização do gênero discursivo, o Jornalismo Popular; na exploração dos elementos imagéticos, a Semiótica de Peirce, a Psicologia das cores, o Fotojornalismo e o Design Visual; e na descrição de mecanismos linguístico-discursivos, a Linguística Textual, a Linguística Funcional e a Macrossintaxe Argumentativa. Este estudo interdisciplinar comprova que os elementos verbo-visuais empregados nas capas do jornal impresso consubstanciam estratégias de sedução e de persuasão, refletindo e incutindo valores e, assim, induzindo o público-consumidor à compra do periódico-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn a quantitative and qualitative methodology, this research, linked to the a Language Studies area, aims to describe and correlate the capture strategies employed in poster-covers of the popular newspaper Meia Hora de Notícias, a tabloid of significant expressiveness and social circulation. Through the theoreticalmethodological principles of Semiolinguistics, part of the Discourse Analysis that encompasses the whole communicative act, it is investigated how the construction of the reported facts expects the communicative exchange partner to attend the intentionality project of the newspaper, sharing opinions and/or being touched in their feelings. For such purpose, the selected corpus comprises specifically the postercovers published from July 9 - 2014 to July 9 - 2019, adding up to 125 copies. Given the hybrid nature of this text, which is configured by the articulation of verbal and visual elements, the contributions of different areas of knowledge are added to the Semiolinguistics premises: in the characterization of the discursive genre, Popular Journalism; in the exploring of the imagery elements, the Semiotics of Peirce, Color Psychology, Photojournalism and Visual Design; and in the description of linguisticdiscursive mechanisms, Textual Linguistics, Functional Linguistics and Argumentative Macrosyntax. This interdisciplinary study proves that the verb-visual elements employed on the covers of the printed newspaper embody seduction and persuasion strategies, reflecting and instilling values and thereby inducing the consumer-public to purchase the newspaper-
Descrição: dc.description354 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCaptação-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo popular-
Palavras-chave: dc.subjectVerbo-visualidade-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectSemiologia-
Palavras-chave: dc.subjectCapture-
Palavras-chave: dc.subjectPopular Journalism-
Palavras-chave: dc.subjectVerb-visuality-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguistics-
Título: dc.titleEstratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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