As representações dos lugares e objetos na literatura e no cinema: O Mundo Inimigo, de Luiz Ruffato e Redemoinho, de José Luiz Villamarim

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarinaccio, Pascoal-
Autor(es): dc.contributorLima, Norma Sueli Rosa-
Autor(es): dc.contributorAmparo, Flávia Vieira da Silva do-
Autor(es): dc.creatorCosta, Isabelly Cristina Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770737-
Descrição: dc.descriptionObjetos e lugares são componentes de qualquer obra literária ou cinematográfica e, não raro, estão atrelados intrinsecamente à essência dos personagens. Assim como analisar o entorno faz parte do estudo das relações humanas, uma que vez que se entende o exterior como reflexo daquilo que é projetado inconscientemente para o mundo das coisas pelo interior de uma pessoa (HILLMAN, 2010), bem como um objeto pode adquirir valor simbólico a partir da carga afetiva depositada sobre ele, revelando-se, assim, uma representação (BODEI, 2013), analisar os elementos citados é compreender mais profundamente a construção de seus personagens e suas respectivas histórias, desvendando suas nuances emocionais. Dessa forma, a presente dissertação tem por objetivo analisar o valor simbólico do ambiente/lugar e demais elementos cenográficos nas obras O Mundo Inimigo, da coleção Inferno Provisório - projeto literário que aborda o desenvolvimento econômico brasileiro e seu impacto na classe operária no período de 1950 ao início dos anos 2000 -, do romancista Luiz Ruffato, e sua adaptação cinematográfica intitulada Redemoinho (2017), do diretor José Luiz Villamarim. Pretende-se salientar os aspectos materiais que permeiam as histórias dos personagens, esclarecendo os aspectos sociais em que cada um deles se encontra inserido, e também abordar a ênfase que o autor confere à classe operária no período de industrialização de Cataguases, cidade já decadente que se vê inserida em uma modernização desarranjada, que obriga as famílias a se adaptarem para sobreviver. Nessa perspectiva, analisa-se também o contraponto entre o imaginário rural e urbano representado ao longo das referidas obras. Desse modo, será visto a relevância dos objetos, ambiente e espaço na representação da esfera psíquica dos personagens e como esses elementos estão além do campo da superficialidade e praticidade.-
Descrição: dc.descriptionObjects and places are components of any literary or cinematographic work and, not rare, are often intrinsically linked to the essence of the characters. Just as analyzing the environment is part of the study of human relations, since once the exterior is understood as a reflection of what is unconsciously projected into the world of things by the interior of a person (HILLMAN, 2010), as well as an object can acquire symbolic value from the affective load placed on it, thus revealing itself as a representation (BODEI, 2013), to analyze the elements mentioned is to understand more deeply the construction of their characters and their respective stories, unraveling their emotional nuances. Thus, this dissertation aims to analyze the symbolic value of the environment/place and other scenographic elements in the works The Enemy World, from the Provisional Inferno collection - literary project that addresses brazilian economic development and its impact on the working class in the 1950s and early 2000s -, by the novelist Luiz Ruffato, and its film adaptation entitled Redemoinho (2017), by director José Luiz Villamarim. It is intended to highlight the material aspects that permeate the stories of the characters, clarifying the social aspects in which they are inserted, and also approach the emphasis that the author gives to the working class in the period of industrialization of Cataguases, already decaying city that finds itself inserted in a disarranged modernization, which forces families to adapt to survive. From this perspective, we also analyze the counterpoint between the rural and urban imaginary represented throughout these works. In this way, the relevance of objects, environment and space in the representation of the characters' psychic sphere and how these elements are beyond the field of superficiality and practicality will be seen.-
Descrição: dc.description90 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLuiz Ruffato-
Palavras-chave: dc.subjectJosé Luiz Villamarim-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e Cinema-
Palavras-chave: dc.subjectLugares e objetos-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação-
Palavras-chave: dc.subjectRuffato, Luiz, 1961--
Palavras-chave: dc.subjectVillamarim, José Luiz, 1963--
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e cinema-
Palavras-chave: dc.subjectLugares e objetos-
Título: dc.titleAs representações dos lugares e objetos na literatura e no cinema: O Mundo Inimigo, de Luiz Ruffato e Redemoinho, de José Luiz Villamarim-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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