UMA DISCIPLINA DE QUÍMICA VOLTADA AO MEIO AMBIENTE BASEADA EM MODELOS LABORATORIAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorCPF:88895241722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791172A4&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorMerçon, Fábio-
Autor(es): dc.contributorCPF:87123652222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp-
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.contributorCPF:74484745704-
Autor(es): dc.contributorMainier, Fernando Benedicto-
Autor(es): dc.contributorCPF:11112311122-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707002D6-
Autor(es): dc.creatorMainier, Renata Jogaib-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770736-
Descrição: dc.descriptionThe educative process has that to be intent and be an agglutinant agent of the moments and the changes that are occurring in the world, objectifying the present and the future of the man, therefore is basic the human being know and understand the functioning of the main industrial processes that if they relate, directly or indirectly, with the natures ahead of the innumerable technological accidents that have left tracks of destruction in the globe. Consequently, the knowledge of Environmental Chemistry in the intermediate school, must be one of the formal vectors of transformation in education level aiming at and simulation the formation of the critical conscience in the processes where the chemical technologies can influence in the levels of environmental contamination. The proposal of this work consists of the development of a learning process on the basis of the construction of didactic models, be using specific equipments or even using certain objects of the daily, seeking to create in the experiments the necessary and fundamental conditions so that the knowledge of the Environmental Chemistry is at the same time critical and systemic. To exemplify the teaching program three themes they were selected: to deterioration of stacks in the environment, the pollution and the destruction of the monuments and urban furniture s and to the addition of alcohol to the gasoline. Starting from these themes experiments laboratories were developed to evidence as such products contaminate the environment. It is believed that the way to think in the Environmental Chemistry, associating the fundamental concepts of the Chemistry to the parameters that it composes an environmental system, be intimately linked when "feeling" or when imagining the observed facts, natural or induced, that you/they flow of the experiment. With that a discipline of Chemistry is presented returned to the Environment that relates models laboratories with chemical concepts studied in the Medium Teaching-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO processo educativo tem que estar atento e ser um agente aglutinador dos momentos e das mudanças que estão ocorrendo no mundo, objetivando o presente e o futuro do homem, pois é fundamental que os seres humanos conheçam e compreendam o funcionamento dos principais processos industriais que se relacionam, direta ou indiretamente, com a natureza diante dos inúmeros acidentes tecnológicos que têm deixado rastros de destruição no globo terrestre. Conseqüentemente, o conhecimento da Química Ambiental na escola secundária, deve ser um dos vetores formais de transformação em nível de ensino visando e incentivando a formação da consciência crítica nos processos em que as tecnologias químicas e correlatas podem influenciar nos níveis de contaminação ambiental. A proposta deste trabalho consiste no desenvolvimento de um processo de aprendizagem com base na construção de modelos didáticos, sejam utilizando equipamentos específicos ou até mesmo usando certos objetos do cotidiano, visando criar nos experimentos as condições necessárias e fundamentais para que o conhecimento da Química Ambiental seja ao mesmo tempo crítico e sistêmico. Para exemplificar o programa de ensino foram selecionados três temas: a deterioração de pilhas no meio ambiente, a poluição e a destruição dos monumentos e mobiliários urbanos e à adição de álcool à gasolina. A partir destes temas foram desenvolvidos experimentos laboratoriais para evidenciar como tais produtos contaminam o meio ambiente. Acredita-se que a maneira de pensar na Química Ambiental, associando os conceitos fundamentais da Química aos parâmetros que compõe um sistema ambiental, esteja intimamente ligada ao sentir ou ao imaginar os fatos observados, naturais ou induzidos, que fluem do experimento. Com isso é apresentada uma disciplina de Química voltada ao Meio Ambiente que relaciona modelos laboratoriais com conceitos químicos estudados no Ensino Médio-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectmodelos laboratoriais-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectmeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-
Palavras-chave: dc.subjectmodels laboratories-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectenvironment-
Palavras-chave: dc.subjecteducation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA VOLTADA AO MEIO AMBIENTE BASEADA EM MODELOS LABORATORIAIS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.