Experiências docentes e as mudanças no Ensino Médio: Uma análise sobre a iniciação à docência em meio às disputas pelo currículo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPitrez, Maria C. M. M.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7816901831504076-
Autor(es): dc.contributorFernandes, R. B.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8021613526346249-
Autor(es): dc.contributorSilva, Priscila Ramos Reis-
Autor(es): dc.creatorZani, Milena Firmino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32757-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770724-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objeto central refletir sobre o papel e as influências que a iniciação à docência tem na formação profissional do licenciando em Ciências Sociais, buscando compreender as relações e implicações do contexto social, político e educacional em questão, especificamente a Reforma do Ensino Médio e seus atravessamentos para o ensino de sociologia. A análise centra-se nos relatos das experiências pelas quais vivenciei na minha formação inicial – Estágio Curricular Obrigatório e o Programa de Residência Pedagógica – que foram também marcados pela pandemia Covid-19. Como recurso metodológico, a pesquisa teve como base a relatoria (auto) biográfica, como estagiária e residente, e a realização de entrevistas qualitativas com três professoras de Sociologia de distintas escolas estaduais. Com isso, além de refletir sobre o meu processo formativo como futura professora de Sociologia, as análises deste trabalho buscam trazer à tona transformações estruturais na educação brasileira e no currículo em disputa que a atual Reforma implica.-
Descrição: dc.descriptionThe central aim of this paper is to reflect on the role and influences of teaching initiation has over the professional training of undergraduate students in Social Sciences, seeking to understand the relationships and implications of the social, political and educational context in question, specifically High School Reform and its implications for Sociology teaching. The analysis focuses on reports of the experiences I went through during my initial training –Compulsory Curricular Internship and the Pedagogical Residency Program – which were also marked by the Covid-19 pandemic. As a methodological resource, the research was based on (auto) biographical reporting, as an intern and a resident, and qualitative interviews with three Sociology teachers from different state schools. As well as reflecting on my formative process as a future Sociology teacher, the analysis in this paper seeks to highlight structural changes in Brazilian education and the disputes over the curriculum that the current Reform entails.-
Descrição: dc.description43-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia. Formação Docente Inicial. Reforma do Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectSociology Teaching. Initial Teaching Formation. High School Reform-
Título: dc.titleExperiências docentes e as mudanças no Ensino Médio: Uma análise sobre a iniciação à docência em meio às disputas pelo currículo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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