“Era uma vez...” as possíveis afetações das dramatizações das brincadeiras livres no ensino fundamental I

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSerpa, Andréa-
Autor(es): dc.contributorMello e Silva, Dagmar de-
Autor(es): dc.creatorMelo, Cláudio Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770715-
Descrição: dc.descriptionA presente monografia foi produzida a partir: primeiro de uma pesquisa bibliográfica sobre o universo das brincadeiras livres; segundo de observações de duas turmas do ensino fundamental I (5º ano). Para efeito de reflexão, realizamos nas turmas citadas uma pesquisa observativa sobre os momentos das/e as brincadeiras livres, mas também usamos como fonte de reflexão nossa vivência no dia a dia das referidas turmas; terceiro de uma pesquisa qualitativa por meio de uma entrevista aberta com 50 professoras do ensino fundamental I de escolas públicas. Diante disso, diversas inquietações surgiram, as quais nos fizeram refletir sobre as brincadeiras livres permitidas em espaços formais de educação. Nossa monografia busca discutir as possíveis afetações das dramatizações das brincadeiras no ensino fundamental I, com o objetivo de levantar a reflexão/discussão em relação a importância das brincadeiras livres no processo ensino aprendizagem nessa fase de escolarização, separando tempo e espaço para que elas aconteçam de forma livre e espontânea-
Descrição: dc.descriptionThis monograph was produced based on: first a bibliographical research on the universe of free games; second of observations of two classes of elementary school I (5th year). For the purpose of reflection, we carried out an observational research on the moments of/and free play in the classes mentioned, but we also used our day-to-day experience as a source of reflection; third of a qualitative research through an open interview with 50 teachers of elementary school I from public schools. In view of this, several concerns arose, which made us reflect on the free play allowed in formal spaces of education. Our monograph seeks to discuss the possible affectations of play dramatizations in elementary school I, with the aim of raising reflection/discussion regarding the importance of free play in the teaching-learning process in this phase of schooling, separating time and space for them to happen. Free and spontaneous form-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAfetações-
Palavras-chave: dc.subjectDramatizações-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras livres-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental I-
Palavras-chave: dc.subjectDramatização-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAffectations-
Palavras-chave: dc.subjectDramatizations-
Palavras-chave: dc.subjectFree play-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education I-
Título: dc.title“Era uma vez...” as possíveis afetações das dramatizações das brincadeiras livres no ensino fundamental I-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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