Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quadrat , Samantha Viz | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Essus, Ana Maria Mauad Sousa Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Rochedo, Aline do Carmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28733 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770708 | - |
Descrição: dc.description | A dissertação discute a trajetória do rock nacional a partir do momento em que este gênero é associado aos jovens, ocupando uma posição central na indústria fonográfica e na mídia brasileira. Analisando uma parcela da juventude da década de 1980 e sua produção musical no contexto da transição à democracia para os primeiros anos da Nova República, entende-se o produto musical a partir da lógica social e do tempo histórico em que foi construído. Proveniente da juventude que se autodenominava “os filhos da revolução”, o rock manifesta força, na medida em que, ao produzir a ruptura dos padrões musicais anteriores, também rompe com as convenções sociais que o cercam. Os discursos nas músicas podem projetar fatos ligados aos anos de ditadura civil-militar e caracterizam uma nova geração de jovens brasileiros, cuja visibilidade é atribuída ao rock, à geração Coca-cola. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | This dissertation discusses the trajectory of the Brazilian rock, departing from the moment when this musical genre is associated with young people, occupying a central position in the music industry and in the Brazilian media. Analyzing a portion of the youth of the 1980‟s, and their musical output in the context which spans from the transition to democracy to the first years of the “New Republic”, this musical product is understood from the social logic and historic time in which is was built. Coming from the youth of that time, who called themselves “the children of the revolution”, rock music in Brazil conveys strength inasmuch as it produces the rupture of former musical patterns and also breaks the social conventions that surround them. The lyrics in the songs may project facts linked to the years of “civilian-military dictatorship” and depict a new generation of young Brazilian people whose visibility is deeply related to rock music, the so called “generation Coca-Cola”. | - |
Descrição: dc.description | 153 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rock | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música brasileira - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Título: dc.title | "Os filhos da revolução": a juventude urbana e o rock brasileiro dos anos 1980 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: