Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valle, Maria Teresa Esteban do | - |
Autor(es): dc.contributor | Goulart, Cecília Maria Aldigueri | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Carmen Sanches | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Mairce da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Leticia Roberta Gomes Martins da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770695 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Estudos do Cotidiano da Educação Popular, investigou dinâmicas pedagógicas favoráveis à participação das crianças na alfabetização e na avaliação deste processo, dinâmicas que buscam despertar nelas ainda mais a alegria e o desejo de aprender. Esta pesquisa se estabeleceu a partir de questionamentos sobre a ação da escola no processo de construção do fracasso/sucesso escolar de crianças/estudantes provenientes das classes populares. Tendo como ideias articuladoras para a discussão os termos alfabetização, participação infantil e avaliação democrática, o trabalho se voltou a uma experiência pautada pela compreensão de que a ação pedagógica deva ser coletiva, participativa e dialógica, indagando ser esse um caminho para que se alcance sua questão central. A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de educação de Niterói, no ano de 2019. Caracterizou-se como um estudo no campo do cotidiano no qual foi adotado um processo de intervenção pedagógica com a participação das crianças envolvidas, efetivado pela autora da dissertação, em sua própria turma. A investigação orientou-se pela metodologia de sistematização de experiências, apoiando-se na elaboração de um plano de sistematização que, para ser desenvolvido, foram utilizados como fontes de informações: cadernos de planejamentos, relatos de momentos vivenciados considerados pertinentes, fotografias, falas das crianças, comentários a partir de observações realizadas no momento de pesquisa, o projeto de intervenção, dentre outros. Por meio da pesquisa, de suas discussões e reflexões, foi explicitado o processo de formação de uma professora pesquisadora. Algumas das aprendizagens desta pesquisa são: a importância para a formação e atuação docente, o aprender com a própria prática, refletindo criticamente sobre a mesma com a intenção de melhor fazê-la; a importância de construir um trabalho pedagógico junto com as crianças e não para elas, as envolvendo nos seus processos de aprendizagens; a potencialidade da escola pública e dos sujeitos que a praticam na construção e produção de conhecimentos relevantes para a educação; dentre outras aprendizagens que evidenciam a urgente e necessária construção de uma escola pública popular pelos sujeitos que a praticam | - |
Descrição: dc.description | The present work, enrolled in the line of research Studies of the Daily Life of Popular Education, investigated pedagogical dynamics favorable to the participation of children in literacy and in the evaluation of this process, which seek to awaken in them even more the joy and the desire to learn. This research was based on questions about the school's action in the process of building school failure/success for children/students from the lower classes. With articulating ideas as the terms literacy, child participation and democratic evaluation, the work turned to an experience guided by the understanding that the pedagogical action must be collective, participative and dialogical, asking that this is a way to reach its central question. The research, of a qualitative nature, was developed in a first year class of elementary school in a public school in the municipal education network of Niterói, in 2019. It was characterized as a study in the field of everyday life in which it was adopted a process of pedagogical intervention with the participation of the children involved, carried out by the author of the dissertation, in his own class. The investigation was guided by the methodology of systematization of experiences, supported by the elaboration of a systematization plan that, to be developed, were used as sources of information: planning notebooks, reports of moments experienced as relevant, photographs, speeches from children, comments from observations made at the time of research, the intervention project, among others. Through the research, its discussions and reflections, the process of training a researcher teacher was explained. Some of the lessons learned in this research are: the importance for teacher training and performance, learning from one's own practice, reflecting critically on it with the intention of better doing it; the importance of building pedagogical work with children and not for them, involving them in their learning processes; the potential of the public school and the subjects that practice in the construction and production of knowledge relevant to education; among other learnings that show the urgent and necessary construction of a popular public school by the subjects who practice it | - |
Descrição: dc.description | 210 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child participation | - |
Título: dc.title | A participação das crianças na alfabetização e na avaliação deste processo: uma pesquisa sobre a própria prática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: