Violência escolar: uma análise cientométrica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Lucas Correia-
Autor(es): dc.contributorFelgueiras, Carmen Lucia Tavares-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Lucas Correa-
Autor(es): dc.creatorSerafim, Larissa Rigueiro Lago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24071-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770693-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta uma análise cientométrica sobre pesquisas em violência escolar e busca entender como as teorias sociológicas atravessam o tema. O objetivo da análise é compreender quais rumos as pesquisas têm tomado e quais teorias sociais influenciam a discussão. Também pretende-se comparar os rumos tomados por estudos nacionais e internacionais. O levantamento dos dados foi feito a partir das bases da WoS (Web of Science) e para análise será utilizado o VosViewer – programa gerador de redes conceituais. A partir dos mapas construídos, foi possível não só identificar a influência de trabalhos sociológicos nas produções como também uma tendência a produção de pesquisas sobre Bullying e vitimização. Essa tendência pode então indicar que a discussão em violência escolar também se relaciona as pesquisas em violência no país.-
Descrição: dc.descriptionThe work presentes an scientometric analysis of researches on school violence and seeks to understand how sociological theories cross the theme. The purpose of the analysis is to understand what directions research has taken and which social theories influence the discussion. It is also intended to compare the directions taken by national and international studies. The data survay was made from the bases of the WosS (Web of Science) and for analysis the VosViewer - program for generating conceptual networks that will be used. From the built maps, it was possible not only to identify the influence of sociological works in the productions, but also a tendency to produce researches on Bullying and victimization. This tendency may indicate that the discussion on school violence is also related to research on violence in the country.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCientometria-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na escola-
Palavras-chave: dc.subjectProdução científica-
Palavras-chave: dc.subjectBase de dados bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectMetanalise-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleViolência escolar: uma análise cientométrica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.