A contribuição da arquitetura sensorial, em shopping center, para aprimorar a experiência do novo perfil de consumidor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDiniz, Luciana Nemer-
Autor(es): dc.contributorMartins, Gustavo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorTarcsay, Alessandra de Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, Luana Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/32950-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770664-
Descrição: dc.descriptionO advento da internet conjugado ao surgimento de um novo perfil de consumo provocou consequências irreversíveis ao segmento varejista no Brasil e no mundo. A chegada e o avanço do movimento e-commerce desencadearam impactos antes desconhecidos pela indústria de shopping centers, que experimentava um crescimento expressivo nos últimos anos e passou a sofrer fortes revezes com o fechamento massivo de lojas, alto índice de vacância e a redução do número de inaugurações anuais de novos empreendimentos do setor. Com os desafios trazidos pela era digital, empresas e operadoras de shopping centers têm desenvolvido ferramentas de inovação tecnológica a partir da integração entre os ambientes real e virtual, reinventado a utilização de seus espaços e repensado estratégias que garantam a sobrevivência desses complexos no futuro. É grande o empenho de empresários e investidores para assegurarem o atendimento às expectativas do consumidor, cada vez mais ávido por comodidade, interatividade e, principalmente, por experiências que o surpreenda no processo de compra. A arquitetura sensorial, e seus desdobramentos conceituais na interpretação da identidade e da memória, é objeto de estudo para viabilizar a transformação dos espaços físicos do shopping center, deixando-os mais atrativos para este novo perfil de consumidor. Algumas metodologias foram usadas para o desenvolvimento do trabalho, de caráter quantitativo e qualitativo. A pesquisa bibliográfica foi feita para uma abordagem geral dos conceitos presentes no tema. Em virtude da experiência desta mestranda no setor de Shopping Center, considera-se que nos anos em que esteve nesse segmento foi desenvolvida uma pesquisa participativa, ainda que não tivesse uma intenção, esse tempo de prática trouxe muitos questionamentos e respostas para essa pesquisa. Para entendimento do comportamento e aspirações do consumidor foi desenvolvido um questionário estruturado. A análise sobre a influência da arquitetura na percepção do cliente foi feita através de entrevista aberta e ritmanálise. E por fim, o tema sobre a influência da arquitetura sensorial também foi investigado, pelo prisma do profissional arquiteto, por meio de entrevista aberta. O tema fez uso de métodos e técnicas variados, por entender que cada assunto precisava de um olhar investigativo, já que alguns aspectos são mais subjetivos que outros. Como resultado, percebe-se que a necessidade do consumidor atual de viver uma experiência, que o comova emocionalmente, leva a arquitetura a ter um papel indispensável para empreendimentos como Shopping Center, já que este é o corpo da marca que se comunica diretamente com o consumidor. A arquitetura sensorial não é feita para os sentidos, mas sim para o “sentir”, portanto é uma ferramenta muito rica para trabalhar espaços que atinjam, de forma especial, a percepção humana. Assim, a certeza que se pode ter é que este modelo convencional de shopping center não deve permanecer, a tendência é que o shopping center do futuro seja muito mais que um centro de compras, mas um espaço de convivência e entretenimento, com ambientes que gerem identificação e novidades para o seu usuário, tornando inesquecível a sua experiência-
Descrição: dc.descriptionThe advent of the internet, combined with the emergence of a new consumption profile, caused irreversible consequences for the retail segment in Brazil and worldwide. The arrival and advancement of the e-commerce movement triggered previously unknown impacts on the shopping center industry, which had experienced significant growth in recent years and began to suffer severe setbacks with the massive closing of stores, high vacancy rates and a reduction in the number of stores. of annual inaugurations of new ventures in the sector. With the challenges brought by the digital age, companies and shopping center operators have developed technological innovation tools based on the integration between real and virtual environments, reinvented the use of their spaces and rethought strategies that guarantee the survival of these complexes in the future. There is a great commitment by businessmen and investors to ensure that the expectations of consumers are met, who are increasingly eager for convenience, interactivity and, above all, for experiences that surprise them in the purchase process. Sensory architecture, and its conceptual developments in the interpretation of identity and memory, is an object of study to enable the transformation of the physical spaces of the shopping center, making them more attractive to this new consumer profile. Some methodologies were used for the development of the work, of a quantitative and qualitative nature. Bibliographical research was carried out for a general approach to the concepts present in the theme. Due to the experience of this master's student in the Shopping Center sector, it is considered that in the years she was in this segment, a participatory research was developed, even if it had no intention, this time of practice brought many questions and answers to this research. In order to understand consumer behavior and aspirations, a structured questionnaire was developed. The analysis of the influence of architecture on the customer's perception was carried out through an open interview and rhythm analysis. And finally, the theme about the influence of sensorial architecture was also investigated, through the prism of the professional architect, through an open interview. The theme made use of varied methods and techniques, understanding that each subject needed an investigative look, since some aspects are more subjective than others. As a result, it is perceived that the current consumer's need to live an experience that moves him emotionally, leads architecture to play an indispensable role for developments such as a Shopping Center, since this is the body of the brand that communicates directly with the consumer. Sensory architecture is not made for the senses, but for “feeling”, therefore it is a very rich tool for working spaces that reach, in a special way, human perception. Thus, the certainty that can be had is that this conventional model of shopping center should not remain, the trend is that the shopping center of the future will be much more than a shopping center, but a space for coexistence and entertainment, with environments that generate identification and news for your user, making your experience unforgettable-
Descrição: dc.description228 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura sensorial-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectCentro comercial-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura sensorial-
Palavras-chave: dc.subjectSensory architecture-
Palavras-chave: dc.subjectE-commerce-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Palavras-chave: dc.subjectShopping-
Título: dc.titleA contribuição da arquitetura sensorial, em shopping center, para aprimorar a experiência do novo perfil de consumidor-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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