Coleção, desenhos e descrições como recursos para abordar a biodiverdidade e a conservação dos peixes marinhos nos anos iniciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882-
Autor(es): dc.contributorSoares, Karla Diamantina de Araújo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8566983889256485-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5690520952036909-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Daniella Hunder de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770655-
Descrição: dc.descriptionO ensino de ciências contribui não só na alfabetização científica, como também na construção do conhecimento do homem como organismo inserido em um meio de interações. As escolas são consideradas ambientes onde ocorrem troca e construção de conhecimento. O conhecimento da vida marinha é uma das condições necessárias para a compreensão da necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, podendo se iniciar de maneira formal já nos primeiros segmentos da Educação Básica. Com isto, esta pesquisa visa refletir sobre o trabalho com ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, implementando atividades sobre biodiversidade marinha, com ênfase no grupo dos peixes, explorando duas linguagens: desenho e descrição, com vistas ao desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos. O trabalho foi desenvolvido em 2022 com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no município de Niterói, Rio de Janeiro. Diferentes recursos didáticos foram usados para apresentar à turma a diversidade de peixes marinhos, trazendo suas adaptações. No primeiro encontro com a turma houve uma dinâmica de perguntas e respostas em formato de pescaria com tema de peixes, para a confecção de dois cartazes com os seguintes questionamentos: “O que sabemos?” e “O que queremos saber?”, a fim de fazer levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. No segundo encontro foi realizada uma apresentação com slides e a disponibilidade da coleção ictiológica com seus recipientes todos identificados a nível de espécie. No último encontro foi feita uma atividade em formato de jogo com imagens de animais aquáticos para dizerem se era um peixe ou não, depois foi proposto que eles produzissem um desenho e uma produção textual de descrição, após escolher algum peixe que foi visto durante a prática da coleção. Foram analisados um total de 21 trabalhos realizados pelos alunos, cada um com um desenho e seu respectivo texto descritivo sobre um dos animais da coleção ictiológica disponibilizada. Através da expressão do conhecimento das crianças sobre os peixes, ficou evidenciado marcas do processo de elaboração da linguagem social da ciência. O conteúdo biológico se mostrou relevante na mobilização de conhecimentos prévios, contribuição no aprendizado e compreensão de ciências. O encantamento das crianças com as curiosidades sobre o assunto revela traços de possível aproximação entre elas com o meio ambiente. Essas experiências podem ser resgatadas futuramente na memória desses alunos, ajudando não só nas aulas de ciências, como em sua formação como cidadãos com consciência ambiental.-
Descrição: dc.descriptionScience teaching contributes not only to scientific literacy, but also to the construction of knowledge of man as an organism inserted in an environment of interactions. Schools are considered environments where knowledge exchange and construction take place. Knowledge of marine life is one of the necessary conditions for understanding the need for conservation of aquatic environments, which can begin formally in the first segments of Basic Education. With this, this research aims to reflect on the work with science in the early years of Elementary School, implementing activities on marine biodiversity, with emphasis on the fish group, exploring two languages: drawing and description, with a view to developing students' environmental awareness. The work was carried out in 2022 with a group of the 5th year of Elementary School at Escola Municipal Anísio Teixeira, located in the city of Niterói, Rio de Janeiro. Different didactic resources were used to introduce the class to the diversity of marine fish, showing their adaptations. In the first meeting with the class, there was a dynamic of questions and answers in a fish-themed fishing format, for the making of two posters with the following questions: “What do we know?” and “What do we want to know?”, in order to survey the students' prior knowledge. In the second meeting, a presentation was made with slides and the availability of the ichthyological collection with its containers all identified at the species level. In the last meeting, an activity was carried out in a game format with images of aquatic animals to say whether it was a fish or not, then it was proposed that they produce a drawing and a textual description, after choosing some fish that was seen during the practice from the collection. A total of 21 works carried out by the students were analyzed, each one with a drawing and its respective descriptive text about one of the animals from the available ichthyological collection. Through the expression of the children's knowledge about fish, marks of the elaboration process of the social language of science became evident. Biological content proved to be relevant in mobilizing prior knowledge, contributing to learning and understanding science. The children's enchantment with the curiosities on the subject reveals traces of possible rapprochement between them and the environment. These experiences can be rescued in the future in the memory of these students, helping not only in science classes, but also in their formation as citizens with environmental awareness.-
Descrição: dc.description58 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectPeixes Marinhos-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente aquático-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectPeixe marinho-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectMarine Fish-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental awareness-
Título: dc.titleColeção, desenhos e descrições como recursos para abordar a biodiverdidade e a conservação dos peixes marinhos nos anos iniciais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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