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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Bárbara Breder | - |
Autor(es): dc.contributor | Jesus, Jaqueline Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Carlos Eugênio Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Saraiva, Rafael Henrique Izidoro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16491 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770654 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho investiga as identidades de gênero em um lugar de sociabilidade homoerótica e afetiva na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ e a materialização dessa identidade através da performance desses atores. Para ajudar a responder ao objetivo geral, esta pesquisa parte da perspectiva dos estudos de gênero e sexualidade, atrelada a antropologia interpretativa dos símbolos de Geertz (1978), em que a cultura é codificada em uma teia de significados produzidos na inter-relação dos sujeitos. Tais contribuições são relevantes para entender como essas práticas ocorrem e separam os atores dos não atores desta pesquisa. Por sua vez, Mauss (1934) contribui com o conceito de técnicas corporais apreendidas culturalmente para se pensar as dinâmicas do campo. Além da revisão da literatura sobre a temática, que ajuda a trazer à tona uma reflexão sobre o assunto e a fundamentar os dados coletados, também é utilizado, como instrumento de coleta de dados, a observação participante e a entrevista. Para levar o leitor à imersão no campo empírico da pesquisa é feita uma descrição detalhada do local, que recebe o nome fictício de “Canto da Sereia”, lugar de sociabilidade homoafetiva onde acontecem as práticas de “pegação” e o encontro dos atores que frequentam o local com esse objetivo. A análise dos dados analisados evidenciam, a partir de um conjunto de códigos e estratégias polissêmicas, que o ato performativo nesse local é permeado por contradições e ambivalências, coexistem diferentes trajetórias, identidades e subjetivações que codificam os sentidos dos símbolos ligados aos papeis sociais de gênero que se dão na interação, e constituem parte da identidade desses sujeitos | - |
Descrição: dc.description | This work investigates the identity constructions of the "queers" in a place of homoerotic and affective sociability in the city of Campos dos Goytacazes / RJ and the materialization of this identity through the performance of these actors. To help answer the general objective, this research starts from the perspective of studies of gender and sexuality, as well as the interpretative anthropology of symbols of Geertz (1978), in which culture is encoded in a web of meanings produced in the interrelationship of subjects. Such contributions are relevant to understand how these practices occur and separate actors from non-actors in this research. In turn, Mauss (1934) contributes with the concept of culturally apprehended body techniques to think about the dynamics of the field. In addition to reviewing the literature on the subject, which helps to bring up a reflection on the subject and to substantiate the data collected, participant observation and interview are also used as a data collection instrument. To take the reader to immersion in the empirical field of research is made a detailed description of the place, which is called the fictitious name "Mermaid Song", place of homoaffective sociability where the practice of "catching" and meeting the actors who attend the place for that purpose. The analysis of the data analyzed shows, from a set of codes and polysemic strategies, that the performative act in this place is permeated by contradictions and ambivalences, there are different trajectories, identities and subjectivations that encode the meanings that occur in the interaction, constituting the gender of these subjects | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Campos dos Goytacazes | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homoafetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ator | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homoaffectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genre | - |
Título: dc.title | Performance de gênero e construção de identidade: flutuações de gênero em Campos dos Goytacazes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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