A situação de professores readaptados alocados em bibliotecas públicas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernardo, José Roberto da Rocha-
Autor(es): dc.contributorBernardo, José Roberto da Rocha-
Autor(es): dc.contributorBarreto Júnior, Nelson-
Autor(es): dc.contributorCatarino, Giselle de Castro-
Autor(es): dc.contributorSilva, Glauco dos Santos Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9870965804404222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5591902114392229-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5591902114392229-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1699646237273074-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4465628635573334-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4367207560456388-
Autor(es): dc.creatorJesus, Jandira da Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15720-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770645-
Descrição: dc.descriptionO trabalho destaca a precarização docente provocada pela legislação vigente no Brasil buscando entender a situação do professor readaptado e o que essa condição pode representar para ele, para a escola e os estudantes. Foi utilizada a metodologia da entrevista semiestruturada, baseada em dados qualitativos para compreender através da análise dos dados obtidos, a situação dos professores readaptados. Foi utilizado questionário para obter informações sobre o perfil do entrevistado como idade, tempo de profissão, tempo de readaptação e locais onde já trabalhou. Foram entrevistados dois bibliotecários, dois gestores e quatro professores readaptados da Rede Municipal de Educação de Niterói. Para os que não puderam realizar entrevistas pessoalmente, foram enviados os questionários e as perguntas da entrevista por e-mail. Das quatro professoras entrevistadas somente uma afirmou não ter relação seu o problema de saúde com as condições de trabalho na educação pública, porém, a intensa carga horária agravou de forma que ela não pode continuar a trabalhar em sala de aula, precisando ser readaptada. Uma professora relacionou sua necessidade de readaptação às péssimas condições de infraestrutura das escolas públicas em que trabalhou por falta de tratamento acústico, forçando-a a elevar a voz e causando-lhe problemas irreversíveis nas cordas vocais; duas professoras relacionaram diretamente seus problemas físicos de saúde às questões emocionais como, pânico e depressão, ao excesso de burocracia, à falta de infraestrutura que impõe ao docente salas de aulas lotadas, carga horária excessiva, muitas turmas e a ausência do poder público para atender às demandas dos profissionais e da educação como um todo. Os dados mostram que a precarização docente tem afetado o cotidiano do professor, provocando a sua readaptação e a saída da sala de aula, além de afetar diretamente sua saúde física e psicológica. A falta de políticas públicas direcionadas para a educação, tem causado o adoecimento e o afastamento dos professores das salas de aula e, nos casos estudados, os direcionado para as bibliotecas pública escolar ou popular, o que implica no desenvolvimento do seu trabalho pedagógico de forma daquela prevista para um professor-
Descrição: dc.descriptionThe work emphasizes the teacher’s precariousness caused by the legislation in force in Brasil and to understand the situation of the readapted teacher and what this condition may represent for him, the school and the students. Semi-structured interview, based on qualitative data to understand through the analysis of the collected data, the situation of the readapted teachers. A questionnaire was used to obtain information about the interviewer’s profile, such as age, length of profession, time to readaptation and places where he / she has worked. Two librarians, two coordinators and four readapted teachers, from the Niterói Municipal Education, were interviewed. For those who were unable to conduct interviews in person, the questionnaire and interview questions were sent by email. Of the four teachers interviewed, only one stated that they did not relate their health problem to working conditions in public education, but the intense workload worsened so that they could no longer work in the classroom, needing to be readapted. A teacher related her necessity for readaptation to the poor infrastructure conditions of public schools where she worked for lack of acoustic protection, prompting her to force her voice, causing irreversible problems in the vocal chords; two teachers directly related their physical health problems to emotional issues such as panic and depression, to excessive bureaucracy, lack of infrastructure imposing crowded classrooms, excessive overtime, many classes and the absence of public power to meet the demands of professionals and education as a whole. The data show that teachers’ precariousness has affected the daily life of the teacher, causing their readaptation and the abandonment of the classroom, besides directly affecting their physical and psychological health. The lack of public policies aimed at education has caused the sickness and withdrawal of teachers from classrooms and, in the cases studied, were directed to the school public library or popular library, continuing their pedagogical work in a different manner, considering the conventional way that teachers do their work-
Descrição: dc.description83 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor readaptado-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher readapted-
Palavras-chave: dc.subjectLibrary-
Título: dc.titleA situação de professores readaptados alocados em bibliotecas públicas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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