Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Prata Filho, Dário de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Beiriz, Fernando Antônio Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Hall, James | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Josiane Rodrigues Torres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33124 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770644 | - |
Descrição: dc.description | A totalidade da população urbana do município de São Gonçalo é atendida pelo serviço de coleta de resíduos sólidos, todo material coletado tem disposição final ambientalmente adequada em aterro sanitário. Ainda assim identifica-se deficiências importantes no sistema de gestão adotado. A Agenda 21 estabelece que a Gestão de RSU inclui o manejo ambientalmente saudável dos resíduos e visa solucionar a causa do problema que é padrão atual de produção e consumo. A PNRS é o instrumento legal mais importante para elaboração da gestão integrada de resíduos sólidos e vai de encontro a essa linha de pensamento, contudo o gerenciamento adotado pelos municípios não é compatível com essa visão. O presente estudo tem por objetivo apresentar a evolução histórica da legislação e da gestão de resíduos sólidos em nível nacional e estadual, com destaque para a gestão atual adotada no município de estudo e sua consonância com as determinações da PNRS. A PRNS, SNIS-2016, o Relatório ABRELP de 2016, MMA, Manual do IBAM, estudos do FGV e trabalhos acadêmicos diversos foram usados como base para fundamentação teórica deste trabalho. Os estudos usados para revisão literária trazem um panorama de gestão de RSU nos municípios do Brasil, seguindo com analises qualitativas e quantitativas de gestões municipais específicas e por fim faz-se comparação com as determinações da PNRS. A cidade não dispõe de um PMGIRS, não foi implantada a coleta seletiva de RS, o valor arrecadado pela cobrança da taxa de limpeza urbana é inferior ao valor gasto com os serviços correspondentes. Desse modo, entende-se que a PMSG exerce ações de gerenciamento de forma regular e abrangente, mesmo sem copreender sistema de gestão de RSU á luz da PNRS | - |
Descrição: dc.description | The urban population of the municipality of São Gonçalo is assisted by the waste collection service, all material collected is disposed environmentally appropriatally in the sanitary territory. Nevertheless, important shortcomings are identified in the management system adopted. The Agenda 21 states that RSU Management includes environmentally sound waste management and seeks to address the cause of the problem that is the current pattern of production and consumption. The PNRS is the most important legal instrument for the elaboration of integrated solid waste management and is in line with this line of thought. However, the management adopted by municipalities is not compatible with this view. This study aims to present the historical evolution of legislation and solid waste management at national and state levels, highlighting the current management adopted in the municipality of the current study and its consistency with the PNRS determinations. The PRNS, SNIS-2016, the 2016 ABRELP Report, MMA, IBAM Handbook, FGV studies, various academic papers, municipal and state plans, were used as the basis for the theoretical foundation of this work. The studies used for literary review bring an overview of RSU management in the municipalities of Brazil, following qualitative and quantitative analyzes of specific municipal managements and finally comparing them with PNRS determinations. The city does not have a PMGIRS, the selective collection of RS was not implemented, the amount collected by the collection of urban cleaning fee is lower than the amount spent on the corresponding services. Thus, it is understood that PMSG performs management actions on a regular and comprehensive basis, even without coprending the RSU management system in light of PNRS | - |
Descrição: dc.description | 80 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política nacional de resíduos sólidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prefeitura municipal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de resíduo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação | - |
Palavras-chave: dc.subject | São Gonçalo (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | National solid wast policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | City hall | - |
Título: dc.title | Análise crítica da gestão de resíduos sólidos no município de São Gonçalo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: