Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Marton, Silmara Lídia | - |
Autor(es): dc.contributor | Vergo, Renata da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Marta Cruz do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1842 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770643 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é fruto da observação realizada na creche Municipal CEMEI Vilton Eurico e na creche particular Pequeno Príncipe, na cidade de Angra dos Reis/ RJ, realizada entre março de 2013 e maio de 2014. A temática do texto está imbricada na observação dos bebês e o contato deles com a música e com os instrumentos musicais. Busquei pesquisar e verificar como os bebês comportavam-se diante da descoberta dos sons, especificamente diante dos instrumentos e das atividades musicais nas escolas mencionadas. Para me auxiliar nesse debate busquei autores que observam a importância do som no desenvolvimento da criança, desde o primeiro contato ainda no ventre da mãe. A partir de autores pesquisados, identificamos que a música, e os instrumentos lúdicos, proporcionam atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. Além disso, observamos a importância do lúdico como facilitador da aprendizagem. O lúdico e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. As atividades com música e a brincadeira com a música em si levam a criança a ter a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação, tais como atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrada nas atividades escolares e outras habilidades perceptuais psicomotoras. A função educativa do lúdico oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musicalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento dos bebês | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria musical | - |
Título: dc.title | Aprendendo música na creche: um relato de experiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: