Aprendendo música na creche: um relato de experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRequião, Luciana Pires de Sá-
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorVergo, Renata da Silva-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Marta Cruz do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770643-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é fruto da observação realizada na creche Municipal CEMEI Vilton Eurico e na creche particular Pequeno Príncipe, na cidade de Angra dos Reis/ RJ, realizada entre março de 2013 e maio de 2014. A temática do texto está imbricada na observação dos bebês e o contato deles com a música e com os instrumentos musicais. Busquei pesquisar e verificar como os bebês comportavam-se diante da descoberta dos sons, especificamente diante dos instrumentos e das atividades musicais nas escolas mencionadas. Para me auxiliar nesse debate busquei autores que observam a importância do som no desenvolvimento da criança, desde o primeiro contato ainda no ventre da mãe. A partir de autores pesquisados, identificamos que a música, e os instrumentos lúdicos, proporcionam atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. Além disso, observamos a importância do lúdico como facilitador da aprendizagem. O lúdico e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. As atividades com música e a brincadeira com a música em si levam a criança a ter a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação, tais como atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrada nas atividades escolares e outras habilidades perceptuais psicomotoras. A função educativa do lúdico oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectMusicalização-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento dos bebês-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria musical-
Título: dc.titleAprendendo música na creche: um relato de experiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.