Proposição de um manual de aula-passeio para a pessoa com deficiência visual a partir do enfoque de Orion (1993)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Edicléa Mascarenhas-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorOrrico, Hélio Ferreira-
Autor(es): dc.contributorAlencar, Marilvia Dansa de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.creatorRamos, Daniela Ferreira Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29318-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770637-
Descrição: dc.descriptionA aula-passeio permite ao aluno observar e interagir de maneira prática com temas tratados, teoricamente, em sala de aula, sendo uma ferramenta importante para a aprendizagem. Sob uma perspectiva inclusiva, a aula-passeio, para alunos com deficiência, visual necessita de adaptações para eliminar barreiras à aprendizagem. Dessa forma, os professores necessitam de diretrizes que o orientem no planejamento e execução de aulas-passeio para alunos com deficiência visual. Orion (1993) descreve um modelo para elaboração de aula-passeio voltado para o currículo de ciências, composto por cinco estágios, e norteado por três critérios: administrativo, curricular e educacional. O Modelo Orion progride dos conceitos concretos para os abstratos por meio de uma espiral de aprendizagem composta por unidade preparatória, aula-passeio e unidade síntese. Partindo dessa necessidade e fundamentada no Modelo Orion, esta dissertação teve como objetivo geral elaborar um Manual de aula-passeio destinado à professores que lecionem para pessoas com deficiência visual, em contextos formais e não formais. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórica seguindo nove etapas metodológicas a partir de pesquisa bibliográfica sobre o tema aula-passeio e sobre materiais e métodos utilizados, especificamente, para desenvolver aulas para alunos com deficiência visual. Nesse contexto, não foram encontrados trabalhos científicos que utilizaram o Modelo Orion para aulas-passeio para pessoas com deficiência visual. A partir da pesquisa bibliográfica, foi elaborado um quadro síntese, contendo trinta e nove referenciais teóricos utilizados no diálogo entre o Modelo Orion e as adaptações para a utilização com alunos com deficiência visual. O método utilizado para a aula-passeio foi adaptado daquele proposto por Orion e dividido em três etapas: sala de aula, aula-passeio e retorno. Foram elaborados materiais específicos para a redução do espaço novidade, e um modelo de aula-passeio com plano de aula e as adaptações necessárias para tornar a aula-passeio acessível ao aluno com deficiência visual. Por fim, para utilizar o Modelo Orion para alunos com deficiência visual, propõe-se o acréscimo de um quarto critério ao modelo, chamado “Acessibilidade”, fundamentado nas metodologias de orientação e mobilidade, audiodescrição e materiais adaptados. Por ser uma pesquisa teórica, destaca-se a importância de aplicá-la com alunos com deficiência visual e de compartilhá-la amplamente.-
Descrição: dc.descriptionField trips allow students to observe and interact in practice with theoretical subjects taught in the classroom and it is an important learning tool. From an inclusive perspective, field trips for visually impaired students need to be adapted to eliminate obstacles to learning. As such, teachers need guidelines for planning and executing field trips for visually impaired students. Orion (1993) describes a model for the elaboration of field trips oriented to natural sciences composed of five stages and grounded on three criteria: administrative, curricular and educational. Orion Model progresses from concrete concepts to abstract ones by means of a learning spiral composed of a preparatory unit, field trip and a summarizing unit. Based on this need and grounded on the Orion Model, this dissertation's main objective is to elaborate a field trip handbook for teachers of visually impaired students in both formal and nonformal environments. For such, a theoretical research was conducted following nine methodological steps starting from a bibliographical research about the subject of field trips and material and methods for the development of field trips for visually impaired students. In this context, no publications that used Orion Model with field trips for visually impaired students were found. After the bibliographical research, a synthetic table was elaborated, containing thirty nine theoretical references used in the dialog between Orion Model and the adaptations for its use with visually impaired students. The method used for the field was adapted from the one described by Orion and is segmented in three stages: classroom, field trip and return. Specific materials were elaborated to reduce the novelty space and a field trip example with a class plan and the necessary adaptations to make the field more accessible to the visually impaired student. At last, in order to use the Orion Model with visually impaired students, the addition of a fourth criteria called "Accessibility" is proposed, grounded on the methods of orientation and mobility, audio description and adapted materials. Being a theoretical research, it is important to apply it with visually impaired students and make it widely available.-
Descrição: dc.description177 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAula-passeio-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial e inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectAula integrada-
Palavras-chave: dc.subjectManual de aula passeio-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Ciências biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do cego-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante com necessidades específicas-
Palavras-chave: dc.subjectField trip-
Palavras-chave: dc.subjectVisual impairment-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial and inclusive education-
Título: dc.titleProposição de um manual de aula-passeio para a pessoa com deficiência visual a partir do enfoque de Orion (1993)-
Título: dc.titleProposition of a class-walking manual for the visually impaired from the perspective of Orion (1993)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.