AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Perez-
Autor(es): dc.contributorCPF:65524873122-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:20055676522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristina Gomes de-
Autor(es): dc.contributorCPF:89963142222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701728E8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorCastelo, Renata Romero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770628-
Descrição: dc.descriptionThis work had the purpose of introducing the main aspects of an institutional evaluation higher education institution. There were raised historical information, bibliografic study concerning the main procedures adopted for evaluation as well as the main aspects offered by standards of two private institutions. The work provides a description in order to idealize the strategical plan. Following, it introduces the milestones necessary for a pedagogical political project and associates the Institutional developing plan to a project. Finally, it introduces an evaluation model according to the student point of view. The work compares the evaluation to one complete cycle. The reason for that is that an evaluation should bring a return in order to regard the institution as a strategical model raising the best from the knowledge process-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem por objetivo apresentar os principais aspectos de uma avaliação institucional em uma Instituição de Ensino Superior. Foi feito um levantamento histórico, um estudo bibliográfico quanto aos principais procedimentos adotados nas avaliações e os principais aspectos que constam nos modelos de duas Instituições particulares. A dissertação fornece um roteiro para a idealização do planejamento estratégico, a seguir, apresenta as diretrizes que devem constar na confecção do Projeto Político Pedagógico e associa o Plano de Desenvolvimento Institucional a um projeto. Por último, apresenta um modelo de avaliação na visão do aluno. A dissertação compara a avaliação a um ciclo. O motivo é que a avaliação deve produzir um retorno para que, novamente, se possa pensar a Instituição de forma estratégica contemplando o que há de melhor no processo educacional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Institucional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjecthigher education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.