Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zotes, Luis Perez | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:65524873122 | - |
Autor(es): dc.contributor | Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:20055676522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristina Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:89963142222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701728E8&dataRevisao=null | - |
Autor(es): dc.creator | Castelo, Renata Romero | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21185 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770628 | - |
Descrição: dc.description | This work had the purpose of introducing the main aspects of an institutional evaluation higher education institution. There were raised historical information, bibliografic study concerning the main procedures adopted for evaluation as well as the main aspects offered by standards of two private institutions. The work provides a description in order to idealize the strategical plan. Following, it introduces the milestones necessary for a pedagogical political project and associates the Institutional developing plan to a project. Finally, it introduces an evaluation model according to the student point of view. The work compares the evaluation to one complete cycle. The reason for that is that an evaluation should bring a return in order to regard the institution as a strategical model raising the best from the knowledge process | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem por objetivo apresentar os principais aspectos de uma avaliação institucional em uma Instituição de Ensino Superior. Foi feito um levantamento histórico, um estudo bibliográfico quanto aos principais procedimentos adotados nas avaliações e os principais aspectos que constam nos modelos de duas Instituições particulares. A dissertação fornece um roteiro para a idealização do planejamento estratégico, a seguir, apresenta as diretrizes que devem constar na confecção do Projeto Político Pedagógico e associa o Plano de Desenvolvimento Institucional a um projeto. Por último, apresenta um modelo de avaliação na visão do aluno. A dissertação compara a avaliação a um ciclo. O motivo é que a avaliação deve produzir um retorno para que, novamente, se possa pensar a Instituição de forma estratégica contemplando o que há de melhor no processo educacional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Institucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: