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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Martins, Flavia Elaine da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Jorge Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Daniel Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Panitz, Lucas Manassi | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Lino Azeredo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31260 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770622 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como tema central o funk em sua relação direta com as dinâmicas territoriais no Rio de Janeiro, e procurou compreender como este movimento cultural afrodiaspórico considerado o primeiro gênero de música eletrônica brasileira, criado originalmente nas periferias e favelas cariocas, influi diretamente sobre as dinâmicas de produção do espaço urbano. A questão central colocada diz respeito à relevância do funk enquanto possibilidade de interpretação, apropriação e proposição do espaço pelos grupos sociais negros e periféricos, observando as territorialidades de pertencimento, as representações socioespaciais e as estratégias territoriais que compõem as possibilidades artísticas e atos de afirmação da cultura funk. O trabalho focaliza em três dimensões do fenômeno: as dinâmicas afrodiaspóricas históricas que conformam cidade, priorizando camadas culturais e transformações urbanas em um recorte entre meados século XIX e os anos 1970; os principais eventos e marcos do processo de formação, consolidação e expansão do funk, com especial atenção para a relação entre o movimento cultural e as favelas; e as formas de organização dos circuitos econômicos independentes que permitiram a estabelecimento e crescimento do gênero musical e das redes de festas pelo estado e pelo país. Se coloca também em debate a representatividade cultural e artística do movimento musical funk na composição dos imaginários urbanos e ao mesmo tempo, de maneira correlacionada, como esses sujeitos de arte são expressões das lutas por direitos de grupos populares a partir das disputas por representações simbólicas, nas formas de ocupação dos espaços urbanos e nas estratégias territoriais políticas, produzindo fissuras e desafiando a ordem urbana hegemônica expressas nas relações centro-periferia. | - |
Descrição: dc.description | 211 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | funk | - |
Palavras-chave: dc.subject | território | - |
Palavras-chave: dc.subject | manifestações afrodiaspóricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | favelas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funk | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Território | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | - |
Título: dc.title | A música do território e o território da música: o funk e dinâmicas afrodiaspóricas no Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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