A música do território e o território da música: o funk e dinâmicas afrodiaspóricas no Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Flavia Elaine da Silva-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Jorge Luiz-
Autor(es): dc.contributorRosa, Daniel Pereira-
Autor(es): dc.contributorPanitz, Lucas Manassi-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Lino Azeredo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770622-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como tema central o funk em sua relação direta com as dinâmicas territoriais no Rio de Janeiro, e procurou compreender como este movimento cultural afrodiaspórico considerado o primeiro gênero de música eletrônica brasileira, criado originalmente nas periferias e favelas cariocas, influi diretamente sobre as dinâmicas de produção do espaço urbano. A questão central colocada diz respeito à relevância do funk enquanto possibilidade de interpretação, apropriação e proposição do espaço pelos grupos sociais negros e periféricos, observando as territorialidades de pertencimento, as representações socioespaciais e as estratégias territoriais que compõem as possibilidades artísticas e atos de afirmação da cultura funk. O trabalho focaliza em três dimensões do fenômeno: as dinâmicas afrodiaspóricas históricas que conformam cidade, priorizando camadas culturais e transformações urbanas em um recorte entre meados século XIX e os anos 1970; os principais eventos e marcos do processo de formação, consolidação e expansão do funk, com especial atenção para a relação entre o movimento cultural e as favelas; e as formas de organização dos circuitos econômicos independentes que permitiram a estabelecimento e crescimento do gênero musical e das redes de festas pelo estado e pelo país. Se coloca também em debate a representatividade cultural e artística do movimento musical funk na composição dos imaginários urbanos e ao mesmo tempo, de maneira correlacionada, como esses sujeitos de arte são expressões das lutas por direitos de grupos populares a partir das disputas por representações simbólicas, nas formas de ocupação dos espaços urbanos e nas estratégias territoriais políticas, produzindo fissuras e desafiando a ordem urbana hegemônica expressas nas relações centro-periferia.-
Descrição: dc.description211 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectfunk-
Palavras-chave: dc.subjectterritório-
Palavras-chave: dc.subjectmanifestações afrodiaspóricas-
Palavras-chave: dc.subjectfavelas-
Palavras-chave: dc.subjectFunk-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTerritório-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Título: dc.titleA música do território e o território da música: o funk e dinâmicas afrodiaspóricas no Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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