Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Aroldo Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Rufino, Alessandra Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Lourenço, Leandro Maranghetti | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Cristal Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22475 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770619 | - |
Descrição: dc.description | É consensual que a Química no ensino médio seja vista como difícil e abstrata por partes dos alunos. Este fato, muitas das vezes, é acometido pelas formas mecanicistas de ensino empregadas nas escolas, que evidenciam a reprodução de fórmulas e conceitos. Existe, na atualidade, uma facilidade de encontrar base na literatura para o emprego de metodologias que visam um melhoramento no processo de ensino-aprendizagem. Porém, é comum encontramos na atual conjuntura de ensino professores desmotivados, seja pela desvalorização de sua profissão ou até mesmo por falta de tempo, e escolas com poucos recursos. Na busca do rompimento desta forma de ensino, a contextualização pode vir a ser um caminho eficaz para um ensino que estimule e motive os estudantes a se envolver com o ensino de química. Sendo o petróleo um assunto bastante comentado nas mídias e de grande importância para a atualidade, faz-se o uso deste assunto para atribuir significado e contextualizar os conceitos de química. Deste modo, o presente trabalho descreve uma sequência didática com caráter investigativo, que parte da temática do petróleo para o desenvolvimento de alguns conceitos da química orgânica, visando a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de entenderem a relevância da ciência na sociedade em suas dimensões social, política econômica. | - |
Descrição: dc.description | It is generally agreed that high school chemistry is viewed as difficult and abstract by parts of the students. This fact is often affected by the mechanistic forms of teaching employed in schools, which show the reproduction of formulas and concepts. Currently, there is a facility to find literature base for the use of methodologies aimed at improving the teaching-learning process. However, it is common to find in the current conjuncture of teaching unmotivated teachers, either by the devaluation of their profession or even for lack of time, and schools with few resources. In the pursuit of breaking this form of teaching, contextualization can become an effective way for teaching that encourages and motivates students to become involved in chemistry teaching. Since oil is a subject widely mentioned in the media and of great importance for today, we use this subject to assign meaning and contextualize the concepts of chemistry. Thus, the present work describes a didactic sequence with an investigative character, which starts from the oil theme for the development of some concepts of organic chemistry, aiming at the formation of critical and reflective citizens, capable of understanding the relevance of science in society in their dimensions, social, economic and policy. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Petróleo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Título: dc.title | O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: