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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Renata Flavia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Alexandre Montaury Baptista | - |
Autor(es): dc.contributor | Jorge, Sílvio Renato | - |
Autor(es): dc.contributor | Laks, Daniel Marinho | - |
Autor(es): dc.contributor | Daflon, Claudete | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Adriano Guedes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:26:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:26:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22578 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770611 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem por objetivo analisar o romance Se o passado não tivesse asas (2016), do escritor angolano Pepetela, sob o prisma do conflito entre civilização e barbárie, buscando a construção de uma ideia de resistência como forma de reencenar o passado de Angola, possibilitando a sua reinterpretação e questionando a sua história oficial. Discutir-se-á os conceitos de cultura, civilização e barbárie transplantados para Angola pelo colonialismo, partindo do pensamento de Terry Eagleton e Raymond Williams. Bem como o funcionamento destes conceitos em território africano e a história angolana, a partir de Kwane Anthony Appiah, Felwine Sarr, Valentim-Yves Mudimbe, Achille Mbembe e Paulo Fagundes Visentini. A seguir, buscar-se-á o estudo do tempo no romance, averiguando a relação da história com a ficção e o papel de Pepetela enquanto historiador e ficcionista. Estudar-se-á o espaço-tempo, através da figura dos cronotopos, conforme a compreensão de Mikhail Bakhtin, além da Ursprung (a Origem) de Himba, conforme preconizada por Walter Benjamin, nas teses sobre o conceito de história e em A origem do drama barroco alemão (1928). Por fim, analisar-se á a estética do romance, aproximando-o do pós-modernismo e do neonaturalismo. As personagens aqui entendidas como figuras, segundo a teoria da figuração de Carlos Reis, serão apresentadas como ruínas de um projeto político decadente, colocado em xeque a fim de alertar para a necessidade de superar a Erlebnis e se buscar a Erfahrung, os quais podem ser traduzidos respectivamente como reminiscência e rememoração | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to analyze the novel Se o passado não tivesse asas (2016), by the angolan writer Pepetela, under the prism of the conflict between civilization and barbarism, seeking to build an idea of resistance as a way to reenact the past of Angola, enabling its reinterpretation and questioning its official history. The concepts of culture, civilization and barbarism transplanted to Angola by colonialism will be discussed, based on the thinking of Terry Eagleton and Raymond Williams. As well as the operation of these concepts in african territory and angolan history, from Kwane Anthony Appiah, Felwine Sarr, Valentim-Yves Mudimbe, Achille Mbembe and Paulo Fagundes Visentini. Next, the study of time in the novel will be sought, investigating the relationship between history and fiction and Pepetela's role as a historian and fiction writer. We will study space-time, through the figure of chronotopes, according to the understanding of Mikhail Bakhtin, in addition to Ursprung (the Origin) of Himba, as recommended by Walter Benjamin, in the theses on the concept of history and in The origin of the german baroque drama (1928). Finally, the aesthetics of the novel will be analyzed, bringing it closer to postmodernism and neonaturalism. The characters here understood as figures, according to the theory of the figuration of Carlos Reis, will be presented as ruins of a decadent political project, put in check in order to alert to the need to overcome Erlebnis and to look for Erfahrung, which can be translated respectively as reminiscence and remembrance | - |
Descrição: dc.description | 137f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civilização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barbárie | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruínas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura africana (Português) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura angolana (Português) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pepetela (Escritor), 1941- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civilization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barbarism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruins | - |
Título: dc.title | Ethos de resistência: entre civilização e barbárie, em Se o passado não tivesse asas, de Pepetela | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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