Marketing de relacionamento como ferramenta para fidelização de clientes: um estudo em salões de beleza

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Ana Maria Lana-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorSousa, Francisco José Batista de-
Autor(es): dc.creatorViana, Leonardo Winkelmann Flores-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11363-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770598-
Descrição: dc.descriptionEm um contexto empresarial cada vez mais competitivo, é importante que as empresas busquem diferenciais para se sobressair na oferta de valor ao cliente. No setor de serviços, em que os relacionamentos com clientes têm impacto direto nos resultados organizacionais, estratégias de marketing de relacionamento voltadas à fidelização de clientes tornam-se necessárias ao êxito empresarial. Este estudo teve o objetivo de explorar como os gestores podem identificar o que agrega valor para o cliente, analisando se as práticas e ferramentas de marketing de relacionamento estão sendo aplicadas no mercado de salões de beleza. Além disso, a pesquisa buscou identificar como elas podem melhorar o relacionamento com os clientes, os fidelizando e proporcionando lucro à empresa. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com quatro salões de beleza da cidade do Rio de Janeiro, com um questionário direcionado para os clientes e outro para os gestores. Foi possível concluir que a qualidade do atendimento direto ao cliente é um fator decisivo na escolha de um salão de beleza-
Descrição: dc.descriptionIn an increasingly competitive business context, it is important that the companies look for differentials to stand out in the offer of value to the customers. In the service industry, where customer relationships have a direct impact on organizational results, customer relationship management strategies for customer loyalty become necessary for the business success. This study aims to explore how managers can identify what adds value to the customer, analyzing whether the practices and tools of the marketing relationship are being applied in the beauty salons market. In addition, the research seeks to indetify how they can improve customer relationship, retaining the customers and making profit for the company. For this, a field research was carried out with four beauty saloons in the city of Rio de Janeiro, with one questionnaire directed to the clients and another one to the managers. It was possible to conclude that the quality of customer service is a decisive factor in the choice of a beauty salon-
Descrição: dc.description59 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFidelização-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de relacionamento-
Palavras-chave: dc.subjectSalão de beleza-
Palavras-chave: dc.subjectServiços-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectCustomer loyalty-
Palavras-chave: dc.subjectRelationship marketing-
Palavras-chave: dc.subjectBeauty salons-
Palavras-chave: dc.subjectServices-
Título: dc.titleMarketing de relacionamento como ferramenta para fidelização de clientes: um estudo em salões de beleza-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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