Proposta de ações para alavancar o desempenho de alunos no ENEM: análise em uma escola pública federal do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorMéxas, Mirian Picinini-
Autor(es): dc.contributorCosta, Dilma Alves da-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Taciana de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorReis, Augusto da Cunha-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Kylenny Rachell Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10652-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770596-
Descrição: dc.descriptionO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tornou-se a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, e é requisito de participação em inúmeros programas oferecidos pelo Governo Federal, como: FIES, Ciências sem Fronteiras, Sisu, Sisutec, entre outros. Diante disso, o aluno concluinte do Ensino Médio, principalmente o oriundo de escolas públicas, é chamado a realizar o exame com a obrigação de alcançar um bom desempenho, caso almeje continuar sua vida acadêmica ou participar dos programas oferecidos. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar as principais dificuldades enfrentadas pelo aluno do Ensino Médio na realização da prova, através de um diagnóstico realizado em uma Escola Pública Federal situada no Rio de Janeiro, a fim de propor ações que possam alavancar o desempenho do educando no ENEM. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, baseada em teóricos que abordam temas como a Reforma do Ensino Médio, Enem, fatores de influência no desempenho do educando, entre outros. É um estudo de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, observação direta, aplicada e participante. A pesquisa de campo foi realizada através da técnica do questionário, aplicada de forma censitária, a todos os professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio em dois Campi da instituição, objetivando a análise da influência de variáveis como: o conhecimento do aluno sobre o exame e programas oferecidos através de seus resultados, gênero, origem escolar, ambiente familiar, incentivo dado aos alunos por parte dos professores e da escola e o entendimento do aluno sobre o caráter interdisciplinar teoricamente proposto na elaboração das questões do ENEM. O resultado deste estudo demonstrou que os alunos concluintes do Ensino Médio vêm enfrentando desafios que se iniciam com a falta de Orientação Profissional nas escolas. Os jovens sentem-se perdidos e com dificuldades de escolher o curso que devem seguir no Ensino Superior, fato que contribui para que aluno sinta-se ansioso, retraído, triste e desmotivado. O estudo mostrou que a maior dificuldade do aluno na prova não é, necessariamente, a falta de conteúdo recebido na escola, mas o desconhecimento em aplicar o que aprendeu na resolução das questões do ENEM, que tem especificidade própria de abordagem. Obteve-se como resultado também que grande parte dos estudantes ainda desconhece a maioria dos programas oferecidos pelo Governo Federal através do resultado no ENEM, inclusive o SISU principal porta de entrada para as Universidades Públicas Federais na atualidade, evidenciando que é urgente a divulgação dos programas e suas propostas nas Instituições de Educação Básica do País.-
Descrição: dc.descriptionThe National High School Examination (ENEM) became the main access to college education in Brazil, and its results are used as a requirement for participation in a lot of programs offered by the Federal Government such as: FIES, Sciences without Frontiers, SISU, SISUTEC, among others. Given this, the students finishing high school , specially the ones coming from public school, are required to tak the test with the obligation to achieve are good performance, if they intend to continue their academic life or to participation in the offered programs. Therefore, the objective of this study was to identify the main difficulties faced by the high school student in the performance of the test, through a diagnosis made at a Federal Public School lacated in Rio de Janeiro, in order to propose actions that can improve the student’s performance in the ENEM. For this, a bibliographical research was carried out, based on theoretical themes such as the High School reformulation, ENEM, influence factors on student’s performances, among others. It is a qualitative study with bibliographic, documentary and field researches as much as direct, applied and participant observation. The field survey was performed using the questionnaire technique, applied to all teachers and students of the 3rd year of High School in two Campuses of the Instituition, aiming at the analysis of the influence variables such as: the student’s knowledge about the exam and offered programs through their results, gender, origin, school environment, family environment, encouragement given to student by teachers and school, the student’s understanding of the theoretically proposed interdisciplinary character in elaborating ENEM’s issues. The resulto f this study demonstrated that the High School students are facing challenges that begin with the lack of Vocational Guidance in schools. These youngsters feel lost and have difficulty choosing the career they intend to follow. That is a fact that contributes to the student’s struggle, they start feeling anxious, withdrawn, sad and unmotivated the study showed that the student’s greatest difficulty in the test is not necessarily the lack of content received at the school, but the lack of knowledge applying what they have learned by solving the ENEM issues, which are based on a specific approach. It was also found that a large parto f the students is still unaware of most of the programs offered by the Federal Government through ENEM results, including the SISU main gateway for Federal Public Universities, pointing out that there is an urgent need to divulge the programs and their proposals to the basic education institutions of the country.-
Descrição: dc.description142 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectDesafios-
Palavras-chave: dc.subjectIngresso no ensino superior.-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso ao ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectNational high school examination-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance.-
Palavras-chave: dc.subjectChallenges.-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity education entry-
Título: dc.titleProposta de ações para alavancar o desempenho de alunos no ENEM: análise em uma escola pública federal do Rio de Janeiro-
Título: dc.titleProposals for actions to improve the students’ performances in the ENEM: analysis in a federal public school of Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.