Danças interespecíficas no antropoceno

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorConceição, Nayara Elisa Costa da-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Lívia Di Giacomo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32243-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770568-
Descrição: dc.descriptionNão é difícil encontrar notícias sobre os impactos negativos que ações antrópicas têm no planeta. Tão significativos e profundos são esses impactos, que alguns cientistas discutem a adoção do termo Antropoceno para nomear e designar a época geológica em que nos encontramos. No presente trabalho me alio à Educação Ambiental, entendendo a importância de suas contribuições na construção de novas sensibilidades e posturas éticas diante o mundo (CARVALHO 2004), e à arte, que favorece a construção de novos regimes de percepção (GUZZO; TADDEI, 2019), para, improvisando com outras espécies, pensar o Antropoceno. O objetivo geral deste trabalho é improvisar escritos a partir de movimentos internos mobilizados em encontros com vídeos de danças interespecíficas, buscando potência nesses encontros entre espécies para pensar o Antropoceno, no que diz respeito aos desafios que se colocam para humanos e nãohumanos no compartilhamento deste planeta sob tantas ameaças. Para tal dois vídeos de danças foram assistidos, um de “danças com plantas” e outro de “danças com animais”, gerando, a partir deles, uma escrita improvisada que atravessa os sentidos, memórias, pensamentos, percepções, afetos, movimentos que emergiram desse encontro. Através de uma escrita experimental, as relações foram se criando entre biologia, vídeos, danças, forças relacionais específicas e singulares (ELIAS, 2011), bibliografia, e nesses movimentos improvisados, fui me criando professora-espectadora-dançante. Emergiram na escrita diversas relações entre naturezas-culturas (HARAWAY, 2021) e reflexões sobre possibilidades de explorar essas relações no contexto escolar.-
Descrição: dc.descriptionIt’s not difficult to find news about the negative impacts that human actions have on Earth. So significant and profound are these impacts, that some scientists discuss the adoption of the term Anthropocene to name and designate the geological epoch in which we live. In this work, I ally myself with Environmental Education, understanding the importance of its contributions in the construction of new sensibilities and ethical postures towards the world (CARVALHO 2004), and with art, which favors the construction of new regimes of perception (GUZZO; TADDEI, 2019), to, improvising with other species, think about the Anthropocene. The present study aims to improvise writings from internal movements mobilized in meetings with videos of interspecific dances, looking for potencys in these encounters between species to think about the Anthropocene, regarding the challenges that humans and non-humans face in sharing this planet under so many threats. To achieve this, two dance videos were watched, one of “dances with plants” and another of “dances with animals”, generating an improvised writing that crosses the senses, memories, thoughts, perceptions, affections, movements that emerged of this meeting. Through an experimental writing, relationships were created between biology, videos, dances, specific and singular relational forces (ELIAS, 2011), bibliography, and in these improvised movements, I was creating myself as a teacher-spectator-dancer. Several relationships between natures-cultures (HARAWAY, 2021) emerged in writing, as well as reflections on possibilities of exploring these relationships in the school context.-
Descrição: dc.description51 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAntropoceno-
Palavras-chave: dc.subjectEspécies companheiras-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTerra (Planeta)-
Palavras-chave: dc.subjectHistória contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectFator climático-
Palavras-chave: dc.subjectEcossistema-
Palavras-chave: dc.subjectCompartilhamento-
Palavras-chave: dc.subjectVida futura-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectAnthropocene-
Palavras-chave: dc.subjectCompanion species-
Título: dc.titleDanças interespecíficas no antropoceno-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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