CONFRONTAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DE DIFERENTES ATORES EM RELAÇÃO À QUALIDADE DO ENSINO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET/RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Rogério Atem de-
Autor(es): dc.contributorCPF:7843994722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720572T9-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristina Gomes de-
Autor(es): dc.contributorCPF:89963142222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701728E8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorCPF:11133344422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Rômulo Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20566-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770557-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to compare the perceptions of teachers, students and the Ministry of Education (MEC) in relation to the quality of Cefet/RJ. In this sense, the hypotheses were developed: H1 - there is a difference in perception between teachers and students; and H2 - there is a correlation between the perception of the MEC and the student. For hypothesis H2 calculations per course based on the information of students were conducted, the teachers were not considered because they are associated with more than one course. This descriptive study , carried out through a case study of ex post facto, made use of a quantitative approach.In general , representative samples of students and teachers of undergraduate courses were used in classroom mode to provide a degree of evidence as to their opinions. Indicator of the Conceito Preliminar de Cursos (CPC) of MEC was used as the perceived quality of the MEC. The data used to measure the perception of students and teachers were from research conducted by the Comissão Própria de Avaliação (CPA) for the period 2009-2011 in a similar Likert scale. Regarding H1, the difference between students and teachers in 2009 was not significant, but in 2010 and 2011 the difference was highly significant. Regarding H2, weak negative correlation was found, however, was not significant. Students generally rated the institution best teachers. It was found that the perception of quality in the checked items, slightly increases from one year to another, both for teachers and for students. Data analysis in the three years 2009, 2010 and 2011 can contribute to the analysis of the next triennium with respect to the parameters of discussion, correlation and interpretation.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho consiste em comparar a percepção de professores, estudantes e do Ministério da Educação (MEC) em relação à qualidade do Cefet/RJ. Nesse sentido, foram desenvolvidas as hipóteses: H1 há diferença de percepção entre professores e estudantes; e H2 há correlação entre a percepção do MEC e do estudante. Para a hipótese H2 foram realizados os cálculos por curso com base nas informações de estudantes, os professores não foram considerados pois estão associados a mais de um curso. Este estudo de caráter descritivo, realizado por meio de um estudo de caso ex post facto, fez uso da abordagem quantitativa. Em geral, foram utilizadas amostras representativas de estudantes e professores dos cursos de graduação na modalidade presencial para fornecer um grau de evidência quanto às suas opiniões. Foi utilizado o indicador do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) como a percepção de qualidade do MEC. Os dados utilizados para mensurar a percepção de estudantes e professores foram provenientes da pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), referente ao período de 2009 a 2011, em escala similar a Likert. Em relação à H1, a diferença entre estudantes e professores em 2009 não foi significativa, mas em 2010 e 2011 a diferença foi altamente significativa. Em relação à H2, foi encontrada correlação fraca negativa, porém não foi significativa. Os estudantes, de modo geral, avaliaram a instituição melhor que os professores. Foi possível constatar que a percepção da qualidade, nos itens verificados, aumenta um pouco de um ano para o outro, tanto para professores quanto para estudantes. A análise dos dados no triênio 2009, 2010 e 2011 pode contribuir para a análise dos próximos triênios no que tange aos parâmetros de discussão, correlação e interpretação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectSinaes-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectMeasurement-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectSinaes-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleCONFRONTAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DE DIFERENTES ATORES EM RELAÇÃO À QUALIDADE DO ENSINO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET/RJ-
Título: dc.titlePERCEPTIONS OF DIFFERENT ACTORS IN RELATION TO QUALITY OF THE ORGANIZATION: A CASE STUDY AT CEFET/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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