Religiosidades no cenário escolar: questões, tensões e reflexões

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.creatorJacinto, Davison Calixto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11594-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770552-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta algumas experiências e reflexões sobre as religiosidades presentes no âmbito escolar público. Para trabalhar esse tema elegeram-se algumas questões consideradas importantes para a sua construção, dentre elas: i) a religiosidade nas escolas públicas; ii) a lei sobre o ensino religioso no Estado do Rio de Janeiro, que se apresenta como confessional; a presença/ostentação de símbolos religiosos cristãos nos cenários escolares; e iv) a prática cotidiana de “rezas e orações na escola”. Ilustrou-se essa experiência com um relato vivenciado numa escola municipal de Santo Antônio de Pádua, no município da região noroeste fluminense, durante o estágio supervisionado da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino II. Realizou-se uma análise bibliográfica e crítica quanto à laicidade e práticas eclesiásticas no estado fluminense. Entende-se que a obrigatoriedade de rezas e orações cristãs na escola e a naturalização dessas práticas junto à comunidade paduana ferem a laicidade do Estado, que recomenda o impedimento de relações diretas com qualquer convicção religiosa no coletivo institucional, de modo a assegurar a liberdade religiosa, como um princípio constitucional relevante num Estado democrático de direito-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents some experiences and reflections on the religiosities present in the public school environment. In order to work on this theme, some issues considered important for its construction were chosen, among them: i) religiosity in public schools; ii) the law on religious education in the State of Rio de Janeiro, which presents itself as a confessional; the presence / ostentation of Christian religious symbols in school settings; and iv) the daily practice of "pray and prayers at school". This experience was illustrated with a report from a municipal school in Santo Antônio de Pádua, in the municipality of the northwestern region of Rio de Janeiro, during the supervised internship of the teaching research and practice II discipline. A bibliographical and critical analysis was carried out regarding secularity and ecclesiastical practices in the state of Rio de Janeiro. It is understood that the compulsion of Christian prayers and prayers in the school and the naturalization of these practices with the community of Paduan are damaging to the laity of the State, which recommends the impediment of direct relations with any religious conviction in the institutional collective, so as to ensure religious freedom, as a relevant constitutional principle in a Democratic state of law-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectReligiosidade-
Palavras-chave: dc.subjectLaicidade-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino religioso-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectReligiosity-
Palavras-chave: dc.subjectLaicity-
Palavras-chave: dc.subjectPublic school-
Palavras-chave: dc.subjectReligious education-
Título: dc.titleReligiosidades no cenário escolar: questões, tensões e reflexões-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.