Quando é a Palestina?: o tempo palestino através da ficção científica de Larissa Sansour

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Fernando Antônio-
Autor(es): dc.contributorLima, Roberto Robalinho-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Ana Caroline-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2405808414972853-
Autor(es): dc.creatorAmora, Badra El Cheikh Tanure-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770547-
Descrição: dc.descriptionNo contexto histórico da ocupação colonial israelense, diferentes percepções do tempo são manifestadas. O projeto sionista se orienta pela lógica linear inerente ao sistema moderno/colonial (MIGNOLO, 2005), enquanto submete o povo palestino ao que Edward Said (1999) chama de “tempo perturbado”. É partindo desse conceito que a pesquisa busca refletir sobre a experiência temporal palestina apresentada em três curtas-metragens da diretora Larissa Sansour: “A Space Exodus” (2008, 5 min), “Nation Estate” (2012, 9 min) e “In the Future They Ate From the Finest Porcelain” (2015, 29 min). Sob a ótica da ficção científica, os filmes expõem marcas da ocupação colonial em todos os aspectos da vida palestina, especialmente em sua relação com o tempo: como lidar com o presente quando o passado é contestado e o futuro inviabilizado? Como hipótese, a dissertação sugere que, dentro do tempo perturbado, a experiência palestina é forçada a um tensionamento entre real e ficção que aproxima sua realidade concreta dos cenários distópicos dos curtas. Apesar das circunstâncias da ocupação, os palestinos seguem resistindo ao controle do tempo e ao seu apagamento da História.-
Descrição: dc.descriptionIn the historical context of Israeli colonial occupation, different perceptions of time are manifested. The Zionist project is guided by a linear logic inherent to the modern/colonial system (MIGNOLO, 2005), while it submits the Palestinian people to what Edward Said (1999) calls “disturbed time”. It is from this concept that the research seeks to reflect upon the Palestinian temporal experience presented in three short films by director Larissa Sansour: “A Space Exodus” (2008, 5’), “Nation Estate” (2012, 9’) and “In the Future They Ate from the Finest Porcelain” (2015, 29’). From the point of view of science fiction, the films expose marks of colonial occupation in all aspects of Palestinian life, especially in its relationship with time: how to deal with the present when the past is contested and the future unfeasible? As a hypothesis, the dissertation suggests that, within the disturbed time, the Palestinian experience is forced to a tension between real and fiction that brings its concrete reality closer to the dystopian scenarios of the movies. Despite the circumstances of the occupation, Palestinians continue to resist the control of time and their erasure from History.-
Descrição: dc.description123 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTempo perturbado-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica-
Palavras-chave: dc.subjectPalestina-
Palavras-chave: dc.subjectDistopia-
Palavras-chave: dc.subjectSansour, Larissa, 1973--
Palavras-chave: dc.subjectPalestina-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica-
Palavras-chave: dc.subjectDistopia na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectDisturbed time-
Palavras-chave: dc.subjectScience fiction-
Palavras-chave: dc.subjectPalestine-
Palavras-chave: dc.subjectDystopia-
Título: dc.titleQuando é a Palestina?: o tempo palestino através da ficção científica de Larissa Sansour-
Título: dc.titleWhen is Palestine? Palestinian Time Through Larissa Sansour's Science Fiction-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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