Entre in(ex)clusões: a construção da carreira de artistas contemporâneas consagradas de origem marginal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDabul, Lígia Maria de Souza-
Autor(es): dc.contributorSantos, Guilherme Marcondes dos-
Autor(es): dc.contributorLa Barre, Jorge de-
Autor(es): dc.creatorTavares, Bruna Raposo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24399-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770545-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho, que é desdobramento da pesquisa de iniciação cientifica da qual participei e cujo interesse era entender a influência de certas dimensões sociais no processo criativo de artistas contemporâneos consagrados, tem se concentrado em buscar entender como o modo de operação do mundo da arte contemporânea permite que indivíduos marginalizados alcancem o sucesso e sejam reconhecidos enquanto artistas consagrados. A investigação tem se dado em torno da ideia de mundo artístico e das especificidades – construção de sentidos e significados, regras e tipos de relações entre os atores – que demarcam esta esfera da vida social, o mundo da arte contemporânea. Como temas fundamentais há a construção da carreira de artista, o processo de consagração no mundo da arte contemporânea, as relações estabelecidas entre instituições artísticas reconhecidas e entre os diversos atores sociais, além de possíveis relações com o mercado de arte contemporânea. A coleta de dados foi feita a partir da análise de entrevistas das artistas estudadas – Rosana Paulino e Jota Mombaça –, cujos trechos importantes são organizados em quadros de leitura e demarcados com categorias que identificam as questões principais desta pesquisa. Ademais, aborda-se também reflexões sobre a modalidade de entrevistas com artistas em diálogo com a metodologia de história de vida, visto que a entrevista é um meio pelo qual os artistas podem narrar suas trajetórias e é tema pouco estudado. Por fim, tecem-se reflexões sobre a construção da carreira das artistas trabalhadas e com uma breve bibliografia sobre processos de subalternização, marginalização e exclusão social.-
Descrição: dc.descriptionThis work, which is an unfolding of the scientific initiation research in which I took part and whose interest was to understand the influence of certain social dimensions in the creative process of renowned contemporary artists, has focused on seeking to understand how the mode of operation of the contemporary art world allows marginalized individuals to achieve success and be recognized as established artists. The investigation has taken place around the idea of the artistic world and the specificities - construction of senses and meanings, rules and types of relationships between the actors - that demarcate this sphere of social life, the world of contemporary art. As fundamental themes there is the construction of the artist's career, the process of consecration in the world of contemporary art, the relations established between recognized artistic institutions and between the various social actors, besides relations with the contemporary art market. It made the data collection from the analysis of interviews of the studied artists - Rosana Paulino and Jota Mombaça -, whose important excerpts are organized in reading tables and demarcated with categories that identify the fundamental questions of this research. It also addressed reflections on the modality of interviews with artists in dialogue with the methodology of life history, since the interview is a means by which artists can narrate their trajectories and is a little studied topic. Finally, reflections are made on the construction of the career of the worked artists and with a brief bibliography on processes of subordination, marginalization and social exclusion.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCarreira de artista-
Palavras-chave: dc.subjectConsagração-
Palavras-chave: dc.subjectArte contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectEntrevista com artista-
Palavras-chave: dc.subjectArtista-
Palavras-chave: dc.subjectEntrevista-
Palavras-chave: dc.subjectCarreira-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectArtist career-
Palavras-chave: dc.subjectConsecration-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary art-
Palavras-chave: dc.subjectInterview with artist-
Título: dc.titleEntre in(ex)clusões: a construção da carreira de artistas contemporâneas consagradas de origem marginal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.