O livro de ocorrência escolar como instrumento do poder disciplinador na escola a partir de uma abordagem foucaultiana

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArreguy, Marília Etienne-
Autor(es): dc.contributorPaula, Maria de Fátima Costa de-
Autor(es): dc.contributorMachado, Leonardo Maia Bastos-
Autor(es): dc.contributorSalles, Lucio Massafferri-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mario César Cajé-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770542-
Descrição: dc.descriptionEsta Dissertação tem como objetivo apreender o sentido dado ao livro de ocorrência na escola enquanto instrumento disciplinador dos estudantes, sabendo-se que, muitas vezes, têm preva- lecido no cotidiano escolar relações baseadas na vigilância e na punição, as quais parecem contrárias à aprendizagem e ao desenvolvimento dos educandos. O trabalho será desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica, por meio de uma abordagem interpretativa e explicativa baseada em textos do período dito genealógico da obra de Michel Foucault. O problema da pesquisa consiste na análise do livro de ocorrência escolar como instrumento disciplinador dos estudantes. Partindo-se do pressuposto de que o livro de ocorrência no contexto educacio- nal atual ainda se constitui como um importante instrumento disciplinador, considera-se rele- vante a abordagem foucaultiana com o intuito de se ampliar e elucidar a discussão que envol- ve a temática do poder disciplinar, já que a abordagem foucaultiana contribui para a compre- ensão das várias formas de controle disciplinar presentes no âmbito institucional e, em parti- cular, nas escolas brasileiras, as quais estão inseridas em um meio social marcado por relações extremamente hierarquizadas, constituídas ao longo da história da sociedade brasileira. O olhar hierárquico que mantém a punição como meio de se estabelecer a disciplina e a ordem na escola parece reproduzir uma cultura que vai de encontro a uma proposta de formação de- mocrática e dialógica que somente se faz possível num ambiente de cooperação e amizade, no qual a confiança e o respeito tornam desnecessárias ações coercivas, punitivas e autoritárias.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis Dissertation aims to apprehend the meaning given to the occurrence book at school as a disciplinary instrument for students, knowing that relationships based on surveillance and punishment have often prevailed in daily school life, which seem contrary to learning and development of learners. The work will be developed from bibliographical research, through an interpretive and explanatory approach based on texts from the genealogical period of Michel Foucault's work. The research problem consists in the analysis of the school occur- rence book as a disciplinary instrument for students. Based on the assumption that the occur- rence book in the current educational context is still an important disciplining instrument, the Foucaultian approach is considered relevant in order to broaden and elucidate the discussion involving the theme of disciplinary power, already that the Foucaultian approach contributes to the understanding of the various forms of disciplinary control present in the institutional sphere and, in particular, in Brazilian schools, which are inserted in a social environment marked by extremely hierarchical relationships, constituted throughout the history of Brazili- an society. The hierarchical look that maintains punishment as a means of establishing disci- pline and order at school seems to reproduce a culture that goes against a proposal of demo- cratic and dialogical formation that is only possible in an environment of cooperation and friendship, in which trust and respect make coercive, punitive, and authoritarian actions un- necessary.-
Descrição: dc.description125f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLivro de ocorrência-
Palavras-chave: dc.subjectPoder disciplinador-
Palavras-chave: dc.subjectOlhar hierárquico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFoucault-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectHierarquia-
Palavras-chave: dc.subjectOccurrence book-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplinary power-
Palavras-chave: dc.subjectHierarchical look-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectFoucault-
Título: dc.titleO livro de ocorrência escolar como instrumento do poder disciplinador na escola a partir de uma abordagem foucaultiana-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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