A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Marta Nidia Varella Gomes-
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.creatorIff, Ana Raquel de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28876-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770539-
Descrição: dc.descriptionA presente monografia busca, através do diálogo com registros de campo, compreender as potencialidades encontradas no brincar e nas brincadeiras dentro do cotidiano da Educação Infantil. Sabendo das conquistas apresentadas na atual legislação brasileira para a educação das crianças parte-se de uma breve análise deste documento. Posteriormente, traz-se estudos teóricos sobre o brincar e as brincadeiras que apresentam sua relevância para o desenvolvimento e aprendizagem juvenil, assim como sua inserção no mundo da cultura. O presente estudo também apresenta experiências em contextos nos quais a brincadeira não era tratada como eixo estruturante das práticas pedagógicas e suas consequências. Por fim, demonstra-se o campo no qual foi possível compreender e vivenciar a brincadeira na centralidade do cotidiano das crianças, analisando-se na perspectiva teórico-prática o papel do professor, sua perspectiva observadora e o registro como prática pedagógica. Ao final desta pesquisa conclui-se que, quando adotada uma postura comprometida com a infância, as crianças são protagonistas de suas aprendizagens através e com o brincar.-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims to understand the potentialities found in games and playing within the daily routine of Early Childhood Education, based on dialogue and field records. Knowing the achievements presented in the current Brazilian legislation for the education of children, the present work starts with a brief analysis of this document. Subsequently, it brings theoretical studies on games and play that present their relevance to youth development and learning, as well as their insertion into the world of culture. This study also presents experiences in contexts where the games and play were not treated as a structuring axis of pedagogical practices and their consequences. Finally, it is shown the field in which it was possible to understand and experience the centrality of play in the daily life of children, analysing in the theoretical- practical perspective the role of the teacher, its observer perspective and the record as pedagogical practice. At the end of this research it was concluded that, when a posture committed to childhood is adopted, children are the protagonists of their learning through and with playing.-
Descrição: dc.description60 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectBrincar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessora brincante-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectPlay-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectPlaying teacher-
Título: dc.titleA brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.