A saúde da população negra nos cursos de graduação em enfermagem: caminhos para equidade e integralidade da atenção

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHyppolito, Amanda Ornela-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6204410054615659-
Autor(es): dc.contributorLeandro, Tania Cristina de Moraes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6452304128491339-
Autor(es): dc.contributorMessias, Claúdia Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7023881504448600-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0109274775633880-
Autor(es): dc.creatorSilva, Geovana de Almeida da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26474-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770529-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como tema a saúde da população negra vista a partir da presença desta discussão nos cursos de formação em enfermagem. O objetivo geral é analisar a presença da discussão Saúde da População Negra nas grades curriculares dos cursos de graduação em enfermagem das principais universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, e os objetivos específicos são conhecer a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e o que ela preconiza como esperado para os/as profissionais de saúde; investigar as grades curriculares dos cursos de graduação de enfermagem identificando a presença do tema Saúde da População Negra; descrever como a discussão é contemplada nas diferentes instituições públicas de formação em enfermagem do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa. Foram utilizados os projetos pedagógicos de três universidades públicas do Rio de Janeiro. Resultados: todas as missões demonstram um comprometimento com o desenvolvimento da sociedade e com as demandas em saúde. As informações apresentadas nos projetos pedagógicos das graduações em enfermagem estudadas se relacionam com as DCN nacionais para a enfermagem. Todavia, vemos que algumas delas ainda carecem de atender a todos os critérios descritos nas diretrizes e nenhuma das instituições apresentam disciplinas especificamente voltadas à saúde da população negra. Conclui-se que foi possível evidenciar que a presença da discussão sobre saúde da população negra é ainda pouco valorizada e pouco abordada pelos cursos de graduação em enfermagem estudados.-
Descrição: dc.descriptionThe present study has as its theme the health of the black population seen from the presence of this discussion in nursing undergraduate courses. The general objective is to analyze the presence of the discussion of the Health of the Black Population in the curriculum of undergraduate nursing courses in the main public universities in the state of Rio de Janeiro, and the specific objectives are to know the National Policy of Integral Health of the Black Population and what it advocates as expected for health professionals; to investigate the curriculum of undergraduate nursing courses identifying the presence of the theme Health of the Black Population; to describe how the discussion is contemplated in the different public nursing training institutions in the state of Rio de Janeiro. This is a documental research with a qualitative approach. The pedagogical projects of three public universities in Rio de Janeiro were used. Results: all missions demonstrate a commitment to the development of society and to health demands. The information presented in the pedagogical projects of the undergraduate nursing courses studied is related to the national DCN for nursing. However, we see that some of them still fail to meet all the criteria described in the guidelines, and none of the institutions present courses specifically focused on the health of the black population. We conclude that it was possible to evidence that the presence of the discussion about the health of the black population is still little valued and little addressed by the undergraduate nursing courses studied.-
Descrição: dc.description38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde das minorias étnicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da população negra-
Palavras-chave: dc.subjectNegros-
Palavras-chave: dc.subjectEquidade em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic minorities health-
Palavras-chave: dc.subjectNursing education-
Palavras-chave: dc.subjectHealth policy-
Palavras-chave: dc.subjectBlack population health-
Título: dc.titleA saúde da população negra nos cursos de graduação em enfermagem: caminhos para equidade e integralidade da atenção-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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