Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastanheira, José Cláudio Siqueira-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Rômulo Normand-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Mário Rubens-
Autor(es): dc.creatorSilva, Tiemi Caroline Martins da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32591-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770520-
Descrição: dc.descriptionO panorama da música independente no Brasil está em constante ascensão. A qualidade dos fonogramas produzidos em home studios alcançou padrões equiparáveis aos das grandes gravadoras. No entanto, apesar da excelência sonora, percebe-se uma lacuna no domínio sobre como gerenciar de forma eficaz a própria carreira. Isso expõe as fragilidades dos artistas independentes, que muitas vezes não sabem como lançar, promover, divulgar e utilizar recursos estratégicos de marketing musical para impulsionar seu trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo aprofundado da indústria musical brasileira, focando no cenário da música independente e na importância do marketing estratégico musical para o avanço na carreira de um artista emergente. A análise é conduzida por meio de estudos de casos de sucesso de artistas musicais globalmente reconhecidos, com especial atenção para o mercado musical brasileiro, utilizamos como linha principal de estudo de caso o rapper e empresário brasileiro Emicida juntamente com o selo independente Laboratório Fantasma.-
Descrição: dc.descriptionThe landscape of independent music in Brazil is continuously rising. The quality of recordings produced in home studios has reached standards comparable to those of major record labels. However, despite the sonic excellence, a gap is evident in the proficiency of effectively managing one's own career. This exposes the vulnerabilities of independent artists, who often lack knowledge on how to launch, promote, publicize, and utilize strategic music marketing resources to propel their work. This research aims to conduct an in-depth study of the Brazilian music industry, focusing on the independent music scene and the significance of strategic music marketing for the advancement of an emerging artist's career. The analysis is carried out through case studies of globally recognized musical artists, with special attention to the Brazilian music market. Our primary case study revolves around the Brazilian rapper and entrepreneur Emicida, in conjunction with the independent label Laboratório Fantasma.-
Descrição: dc.description88 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria fonográfica brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectArtista independente-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing musical-
Palavras-chave: dc.subjectStreaming-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria fonográfica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsico brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia streaming (Telecomunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian music industry-
Palavras-chave: dc.subjectIndependent artist-
Palavras-chave: dc.subjectMusic marketing-
Palavras-chave: dc.subjectStreaming-
Título: dc.titleMúsica independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.